Supermercados perdem R$ 7,9 bi em produtos

Leia em 1min 30s

O nível de perdas de mercadorias nos super e hipermercados do país é mais do que o dobro do lucro obtido pelas varejistas. A conclusão é de um estudo inédito da revista Supermercado Moderno, que integra o 39º Relatório Anual do setor, realizado pela publicação. O maior problema está relacionado à falta de qualificação da mão de obra no manuseio de produtos alimentícios, bebidas e itens de higiene, limpeza e beleza.

 

Foram pesquisadas 11.358 lojas em todo o país, entre hiper e supermercados. Esse universo representou 85% do faturamento do setor em 2009, que foi de R$ 181,2 bilhões. Em relação a 2008, houve crescimento real de vendas de 8,4%. O lucro líquido do setor foi de R$ 3,2 bilhões, o equivalente a 1,77% do faturamento total. "O avanço foi mínimo em relação ao ano de 2008, quando o lucro significou 1,75% do faturamento", diz Valdir Orsetti, responsável pela pesquisa. "Por mais que os varejistas procurem reduzir custos fixos para aumentar a margem de lucro, o problema das perdas persiste."

 

Segundo a pesquisa, as perdas somam o equivalente a 4,43% das vendas totais, ou R$ 7,9 bilhões. Se esse montante fosse reduzido pela metade, o nível de perdas dos super e hipermercados brasileiros chegaria a 3,94% do faturamento, diz Orsetti. "Com isso, o país chegaria próximo do 'bechmark' europeu (4%) e americano (3%)", diz.

 

A pesquisa também mostrou que o Walmart foi a empresa com maior crescimento real de vendas (sem considerar aquisições) em 2009 , de 10,8%, seguida de Carrefour (8,5%) e Grupo Pão de Açúcar (6,4%). O estudo só considera a venda de alimentos e aponta o Carrefour como líder em receita.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Dando no couro

São Paulo consolidou no primeiro trimestre a sua posição como maior exportador brasileiro de couros...

Veja mais
Preço do feijão encarece a cesta básica no Grande ABC na semana

A cesta básica ficou 0,29% mais cara no Grande ABC na semana compreendida entre os dias 19 e 25 de abril, segundo...

Veja mais
CEO do Carrefour avança na revitalização

Quinze meses após começar a implementar o plano de três anos para transformar o Carrefour, segunda m...

Veja mais
Pão de Açúcar revê pontos críticos com Casas Bahia

O Grupo Pão de Açúcar aceitou rever os pontos críticos levantados pela Casas Bahia no acordo...

Veja mais
Eu prometo

Com dois anos de pesquisas e investimento de R$ 7 milhões, a Bombril está lançando a linha Ecobril....

Veja mais
Procter & Gamble traz marca de cremes Olay para o Brasil

Em um seleto grupo de farmácias da rede Drogasil começa a ser desenhado um projeto - ainda discretamente c...

Veja mais
PepsiCo lucra 26% mais no primeiro trimestre

O primeiro trimestre de 2010 trouxe para a PepsiCo, a maior fabricante de salgadinhos do mundo e a segunda de refrigeran...

Veja mais
Supermercados começam a ''encolher'' no País

Pesquisa mostra que número de atacarejos e lojas de vizinhança, menores que os hipermercados e supermercad...

Veja mais
Governo vai leiloar estoque de feijão para conter alta do preço

De dezembro do ano passado até o início deste mês a saca de 60 quilos do feijão carioca subiu...

Veja mais