Preço do feijão encarece a cesta básica no Grande ABC na semana

Leia em 1min 10s

A cesta básica ficou 0,29% mais cara no Grande ABC na semana compreendida entre os dias 19 e 25 de abril, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André). No período, o preço dos produtos subiu de R$ 357,72 para R$ 358,76, um prejuízo de R$ 1,04 para o consumidor. Desde o início do ano, quando custava R$ 310, a cesta já encareceu cerca de 16%.

 

A principal influência para a elevação partiu do feijão. Segundo a pesquisa, o item permaneceu desvalorizado no segundo semestre de 2009, mas saltou nas duas últimas pesquisas, de R$ 2 kg para mais de R$ 3 kg, em média. “Os preços baixos do feijão no segundo semestre do ano passado não incentivaram o seu plantio, com queda na safra atual e consequente elevação do preço ao consumidor”, afirma a Craisa.

 

No período pesquisado, os grupos cujos preços aumentaram foram: alimentos (0,78%) e limpeza doméstica (0,13%). Por outro lado, houve queda em higiene pessoal (-4,98%) e hortigranjeiros (-0,76%).

 

Dos 34 produtos pesquisados, 13 apresentaram alta, 19 registraram decréscimo e dois não tiveram variação. Entre os itens cujos preços subiram no período analisado, destacam-se: carne bovina 1ª 1kg (6,37%), banana 1kg (6,29%), detergente 500ml (5,88%) e tomate 1kg (5,63%). Já os produtos que ficaram mais baratos foram: laranja 1kg (-12,42%), creme dental 90g (-10,60%), margarina 500g (-5,05%) e cebola 1kg (-4,81%).

 

Veículo: Diário do Grande ABC


Veja também

Dando no couro

São Paulo consolidou no primeiro trimestre a sua posição como maior exportador brasileiro de couros...

Veja mais
Supermercados perdem R$ 7,9 bi em produtos

O nível de perdas de mercadorias nos super e hipermercados do país é mais do que o dobro do lucro o...

Veja mais
CEO do Carrefour avança na revitalização

Quinze meses após começar a implementar o plano de três anos para transformar o Carrefour, segunda m...

Veja mais
Pão de Açúcar revê pontos críticos com Casas Bahia

O Grupo Pão de Açúcar aceitou rever os pontos críticos levantados pela Casas Bahia no acordo...

Veja mais
Eu prometo

Com dois anos de pesquisas e investimento de R$ 7 milhões, a Bombril está lançando a linha Ecobril....

Veja mais
Procter & Gamble traz marca de cremes Olay para o Brasil

Em um seleto grupo de farmácias da rede Drogasil começa a ser desenhado um projeto - ainda discretamente c...

Veja mais
PepsiCo lucra 26% mais no primeiro trimestre

O primeiro trimestre de 2010 trouxe para a PepsiCo, a maior fabricante de salgadinhos do mundo e a segunda de refrigeran...

Veja mais
Supermercados começam a ''encolher'' no País

Pesquisa mostra que número de atacarejos e lojas de vizinhança, menores que os hipermercados e supermercad...

Veja mais
Governo vai leiloar estoque de feijão para conter alta do preço

De dezembro do ano passado até o início deste mês a saca de 60 quilos do feijão carioca subiu...

Veja mais