Indústria de tomate preocupada com falta de matéria-prima

Leia em 1min 30s

Os industriais do tomate estão preocupados com a falta de matéria-prima devido ao Inverno rigoroso que obrigou a adiar as plantações e querem soluções para ultrapassar o problema, que podem passar pela extensão do seguro de colheita.

 

O secretário-geral da Associação dos Industriais de Tomate (AIT), Miguel Cambezes, explicou que, devido ao mau tempo foi necessário adiar a produção de tomate e que a indústria está preocupada com os “rumores” de que muitos produtores podem não plantar este ano, para não correr o risco de perder a colheita sem estarem abrangidos por um seguro.

 

Em circunstâncias normais, os produtores teriam plantado o tomate entre Março e Abril e fariam as suas colheitas entre os meses de Julho e Agosto, mas a instabilidade do clima levou a que as plantações só possam ser feitas em Maio ou Junho, para colher até final de Setembro ou meados de Outubro.

 

A indústria está disposta a”mover a sua janela de produção para o período entre 15 de Agosto a 15 de Outubro”, mas os produtores só aceitam este calendário no caso de ser estendido o período temporal coberto pelo seguro de colheita até essa data.

 

“Estamos à procura de uma solução que diminuía o risco dos produtores e que pode passar por uma extensão temporal do seguro de colheita até 15 de Outubro”, adiantou sublinhando que “um abaixamento de 30 por cento seria uma machadada terrível” numa indústria que exporta mais de 90 por cento do que produz. A AIT representa seis empresas transformadoras - Compal, Sugal-Idal, Sutol, Toul, Fitalagro, Sopragol - e estima que esta indústria facture anualmente cerca de 200 milhões de euros.

 

Veículo: Site O Mirante
 

 


Veja também

Produção de trigo deve aumentar 13,1%

A produção de trigo deve aumentar 13,1% em 2010 em relação ao ano anterior, alcançand...

Veja mais
A luta contra a sacolinha

Incentivadas pelo governo, redes de supermercado brasileiras encorajam a substituição das sacolas de pl&aa...

Veja mais
Credicard fecha aliança com rede EletroShopping

A Credicard fechou aliança estratégica com a EletroShopping, segunda maior varejista do Nordeste, para a o...

Veja mais
Mais cara que inox, linha preta chega à cozinha da Brastemp

O principal lançamento da líder mundial de eletrodomésticos neste primeiro semestre não tem ...

Veja mais
L ' Oréal investe para adaptar produtos

Nos últimos anos, a L ' Oréal vem lançando no Brasil produtos voltados para as característic...

Veja mais
Leite, tomate e feijão provocam alta da cesta básica em 16 capitais

O valor da cesta básica avançou 16 das 17 capitais pesquisadas em abril pelo Departamento Intersindical de...

Veja mais
TecnoSorvetes passa a integrar Fispal

Com uma produção que pode chegar a 1 bilhão de litros de sorvete em 2010, o Brasil figura entre os ...

Veja mais
Rexona e Dove são os desodorantes mais vendidos no mercado brasileiro, diz pesquisa

Dove acaba de conquistar o segundo lugar no mercado brasileiro de desodorantes, que faturou cerca de R$ 1,4 bilhã...

Veja mais
Copersucar busca manter sua força

Em meio a grandes movimentos no segmento sucroalcooleiro, a Copersucar S.A. vem reforçando a atuaçã...

Veja mais