Leite, tomate e feijão provocam alta da cesta básica em 16 capitais

Leia em 1min 20s

O valor da cesta básica avançou 16 das 17 capitais pesquisadas em abril pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Apenas em Goiânia houve queda no preço dos gêneros alimentícios essenciais. A cesta básica ficou mais cara principalmente pelo aumento dos preços do leite, tomate e feijão.

 

O maior avanço no custo da cesta básica em abril se deu em Natal, com variação mensal de 12,09% (R$ 223,22). Em seguida, aparecem Belo Horizonte, com alta de 6,55% (R$ 239,06), e Recife, com expansão de 6,17%, para R$ 214,48. Na capital paulista, a cesta ficou 3,01% mais cara (R$ 261,39). Em Goiânia, o preço da cesta caiu 0,22% mais barata (R$ 206,46). Aracaju (R$ 184,97) e Fortaleza (R$ 187,21) têm as cestas mais baratas. A mais cara é a de Porto Alegre (R$ 268,72).

 

No intervalo de 12 meses encerrado em abril, somente em Goiânia a variação acumulada é negativa, com queda de 2,54%. As elevações mais expressivas foram registradas em Recife (21,42%), Natal (16,40%), São Paulo (15,85%) e Salvador (15,08%).

 

No mês passado, na média das 17 capitais, o trabalhador que ganhava salário mínimo precisou cumprir uma jornada de 98 horas e 44 minutos para adquirir a cesta, acima das 94 horas e 38 minutos necessárias em março.

 

Tomando por base a cesta mais cara (Porto Alegre), o salário mínimo necessário para despesas básicas com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência deveria ser de R$ 2.257 em abril.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Credicard fecha aliança com rede EletroShopping

A Credicard fechou aliança estratégica com a EletroShopping, segunda maior varejista do Nordeste, para a o...

Veja mais
Mais cara que inox, linha preta chega à cozinha da Brastemp

O principal lançamento da líder mundial de eletrodomésticos neste primeiro semestre não tem ...

Veja mais
L ' Oréal investe para adaptar produtos

Nos últimos anos, a L ' Oréal vem lançando no Brasil produtos voltados para as característic...

Veja mais
TecnoSorvetes passa a integrar Fispal

Com uma produção que pode chegar a 1 bilhão de litros de sorvete em 2010, o Brasil figura entre os ...

Veja mais
Rexona e Dove são os desodorantes mais vendidos no mercado brasileiro, diz pesquisa

Dove acaba de conquistar o segundo lugar no mercado brasileiro de desodorantes, que faturou cerca de R$ 1,4 bilhã...

Veja mais
Copersucar busca manter sua força

Em meio a grandes movimentos no segmento sucroalcooleiro, a Copersucar S.A. vem reforçando a atuaçã...

Veja mais
Paninho de combate

A fabricante Lençobrás desenvolveu os lenços umedecidos Freshquitas Hygienics para as mãos. ...

Veja mais
Moinho Cearense dobra capacidade e eleva lucro

Mesmo com a queda nos preços do trigo e, consequentemente da farinha, o Grande Moinho Cearense S.A., com sede em ...

Veja mais
Henkel estuda produzir linha de cosmético no Brasil

A multinacional alemã Henkel estuda começar a produzir no Brasil sua linha de cosméticos para trata...

Veja mais