COMPLEXO SOJA É LÍDER NAS EXPORTAÇÕES DO AGRANEGÓCIO

Leia em 1min 30s

Puxadas por soja e derivados, as exportações brasileiras do agronegócio renderam US$ 6,4 bilhões em abril, 16,2% mais que no mesmo mês de 2009, segundo dados da Secex organizados pelo Ministério da Agricultura. Como as importações cresceram 46,4% na comparação, para quase US$ 995 milhões, o superávit da balança setorial aumentou apenas 12%, para US$ 5,4 bilhões. A disparada das importações foi determinada pelo trigo, cujas compras brasileiras no exterior custaram US$ 125 milhões, 20% mais que em abril do ano passado.

 

Com os resultados, as exportações somaram US$ 20,9 bilhões no primeiro quadrimestre de 2010, 15,5% acima do total de igual intervalo de 2009. Também nesta relação as importações cresceram mais, 29,7%, e ficaram pouco acima de US$ 4 bilhões, deixando como resultado um incremento de 12,4% no saldo positivo do setor (US$ 16,8 bilhões).

 

O complexo soja (grão, farelo e óleo) manteve-se como líder nas exportações do agronegócio, com US$ 4,8 bilhões de janeiro a abril - 3,8% acima do mesmo período de 2009, que também foi forte para o segmento graças à quebra da produção argentina e a superaquecida demanda da China. As carnes (bovina, de frango e suína) vêm em seguida, com embarques totais de US$ 4,1 bilhões no primeiro quadrimestre, alta de 18,7%. Em boa medida, a alta reflete preços melhores de venda, já que em 2009 o segmento foi um dos que mais sofreram com os reflexos da crise financeira internacional.

 

Produtos florestais e açúcar e etanol registraram fortes incrementos das exportações de janeiro a abril. No complexo sucroalcooleiro, os preços também ajudaram.

 

Veículo: Valor Econômico

 

 


Veja também

Brasileiro está preocupado com plano de carreira, mas ainda prioriza bom salário

Brasileiro é mais preocupado com o desenvolvimento profissional que os executivos de outros países, mas au...

Veja mais
Austrália vê bons sinais para lácteos

A produção de leite na Austrália, o segundo maior exportador mundial de lácteos atrás...

Veja mais
Pão de Açúcar troca CompreBem e Sendas por Extra

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) está reorganizando as suas bandeiras. As marcas Sendas, CompreBe...

Veja mais
"Noiva da vez", Bertin reduz marcas e cresce

O comando da operação de higiene e beleza do grupo Bertin tem passado por uma situação inusi...

Veja mais
Bertin aposta em terceirização para crescer em higiene

Divisão de beleza do grupo expande sua gama de produtos para faturar 25 % a mais em 2010 e nega venda para Hyperm...

Veja mais
Pão de Açúcar mira classe C, avança para Nordeste e CO

O grupo Pão de Açúcar reiterou nesta quarta-feira que manterá foco na classe C e no perfil d...

Veja mais
Bens duráveis serão o carro-chefe do varejo

Mesmo sem a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e com a alta dos juros, o comé...

Veja mais
Venda de papelão ondulado cresce 18,27% e atinge 207,9 mil toneladas em abril

O ritmo de vendas da indústria continuou forte em abril, segundo a Associação Brasileira do Papel&a...

Veja mais
Campanha retirou 600 milhões de sacolas plásticas do Rio

RIO - Pelo menos 600 milhões de sacolas plásticas deixaram de ser utilizadas no Rio, desde o lançam...

Veja mais