Pão de Açúcar troca CompreBem e Sendas por Extra

Leia em 3min

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) está reorganizando as suas bandeiras. As marcas Sendas, CompreBem e ABC CompreBem devem ser descontinuadas até o fim de 2011, sendo substituídas na maior parte pela bandeira Extra Supermercados, criada no ano passado. Até o fim deste ano, 60 das 100 novas lojas serão abertas sob a bandeira Extra Fácil, voltada ao varejo de bairro. De acordo com o Pão de Açúcar, a marca Extra é a que possui o maior índice de lembrança entre os nomes do grupo. Mas o principal objetivo com a mudança, segundo o presidente do Pão de Açúcar, Enéas Pestana, é acelerar sinergias.

 

"A conversão de formatos visa atender o consumidor com um portfólio mais abrangente e, ao mesmo tempo, concentrar esforços sob o nome Extra", diz Pestana que, junto com o presidente do conselho do GPA, Abilio Diniz, participou ontem em São Paulo do GPA Day - um encontro da alta diretoria com investidores e analistas. "Tanto o formato do Assaí, de "atacarejo", quanto o do Extra Fácil, exigem baixo investimento e oferecem alto retorno", diz. A racionalização das bandeiras ocorre em especial no varejo de alimentos, mas pode englobar também o Extra Eletro, absorvido pela Globex.

 

"Estamos iniciando agora a conversão da bandeira CompreBem para Extra Supermercado em 16 lojas e, até o fim do ano, devemos promover a mudança em outras 50 lojas, em São Paulo e no Rio", disse o vice-presidente comercial e de operações, José Roberto Tambasco. O processo será encerrado em 2011. Dependendo da localização e do sortimento, algumas dessas lojas podem se tornar Pão de Açúcar ou hipermercado Extra. Durante a conversão, diz o executivo, cada ponto de venda deve ficar fechado em média por 10 dias.

 

"Hoje ainda temos quatro marcas em supermercado: Pão de Açúcar, voltado às classes A e B, enquanto Sendas, CompreBem e ABC CompreBem atendem mais as classes C e D", explica. "Agora, as três bandeiras que atendem principalmente as classes de menor renda vão estar sob a marca Extra", diz. Segundo ele, mais do que uma mudança de marca, a conversão busca proporcionar uma evolução no formato oferecido por Sendas e CompreBem. "Eram modelos que precisavam de atualização, porque o consumidor que atendem mudou, ampliou seu poder aquisitivo e aumentou tanto o nível quanto o mix de consumo".

 

Com o Extra, diz Tambasco, o GPA volta a se focar no crescimento de supermercados fora do eixo Rio-São Paulo. "Extra Supermercado é uma loja de bairro, que traz força do sortimento, a agressividade de preços e promoção da marca Extra", afirma.

 

O novo formato dá maior espaço para a área de perecíveis, diminuindo a seção de mercearia, muito forte em CompreBem e Sendas. Outras seções fazem parte do novo formato, como peixaria e uma área para lanches e pequenas refeições, abrindo assim a oferta de serviços em supermercado. A conversão já foi realizada em nove lojas de São Paulo, Fortaleza e Recife. "Nesses pontos, o faturamento cresceu mais de 50% depois da mudança".

 

Segundo o executivo, dois fatores redirecionaram as mudanças: a falta de tempo do consumidor, o que exige mais lojas próximas, e a sua disposição em comprar cada vez mais em diferentes canais. Nesse sentido, também ganha espaço a bandeira Assaí, de "atacarejo", e o Extra compacto, que traz o mix do hipermercado em área menor.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Austrália vê bons sinais para lácteos

A produção de leite na Austrália, o segundo maior exportador mundial de lácteos atrás...

Veja mais
COMPLEXO SOJA É LÍDER NAS EXPORTAÇÕES DO AGRANEGÓCIO

Puxadas por soja e derivados, as exportações brasileiras do agronegócio renderam US$ 6,4 bilh&otild...

Veja mais
"Noiva da vez", Bertin reduz marcas e cresce

O comando da operação de higiene e beleza do grupo Bertin tem passado por uma situação inusi...

Veja mais
Bertin aposta em terceirização para crescer em higiene

Divisão de beleza do grupo expande sua gama de produtos para faturar 25 % a mais em 2010 e nega venda para Hyperm...

Veja mais
Pão de Açúcar mira classe C, avança para Nordeste e CO

O grupo Pão de Açúcar reiterou nesta quarta-feira que manterá foco na classe C e no perfil d...

Veja mais
Bens duráveis serão o carro-chefe do varejo

Mesmo sem a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e com a alta dos juros, o comé...

Veja mais
Venda de papelão ondulado cresce 18,27% e atinge 207,9 mil toneladas em abril

O ritmo de vendas da indústria continuou forte em abril, segundo a Associação Brasileira do Papel&a...

Veja mais
Campanha retirou 600 milhões de sacolas plásticas do Rio

RIO - Pelo menos 600 milhões de sacolas plásticas deixaram de ser utilizadas no Rio, desde o lançam...

Veja mais
Sales amplia rede no Estado

Empresa mineira prevê a abertura de três lojas em 2010. Presente no mercado mineiro há 53 anos, o C...

Veja mais