Pesquisa com maiores companhias do País mostra falta mão de obra qualificada em setores como o automobilístico, siderurgia e outros
A escassez de mão de obra especializada virou um tormento no dia a dia das grandes empresas. Depois de atingir a construção civil e a indústria naval, agora a falta de profissionais se espalha por setores como o automobilístico, ferroviário, moveleiro, siderurgia e metalurgia, transportes e serviços, aponta levantamento feito pela Fundação Dom Cabral com as 76 maiores companhias do País.
O trabalho mostra que 67% das empresas pesquisadas têm enfrentado dificuldade na contratação de funcionários, apesar dos 8 milhões de desempregados no Brasil. "Somos o país das disparidades: há dinheiro para investir, mas a mão de obra especializada está cada vez mais escassa", observa o professor Paulo Resende, responsável pelo levantamento.
Na avaliação dele, essa questão pode se transformar num gargalo perigoso ? a exemplo das carências da infraestrutura ? para o crescimento sustentável do País, acima de 5% ao ano na próxima década. Ele conta que encontrou casos de companhias que estão importando mão de obra de outras nações da América Latina. "No setor de petróleo, trazem profissionais da Venezuela; no Agronegócio, de Argentina, Uruguai e Paraguai."
A alternativa também tem sido estudada pela indústria de móveis, afirma o presidente do Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Estado do Paraná (Simov), Aurélio Sant"Anna. Há dez anos, qualquer pessoa poderia trabalhar em uma das nossas empresas. Hoje ele precisa saber ler manuais sofisticados e lidar mais com a eletrônica."
O empresário afirma que, em sua empresa, não consegue cumprir a meta de contratar apenas funcionários com ensino médio. Ele conta que tem demorado quase dois meses para preencher uma vaga e, mesmo assim, com profissional aquém do perfil desejado. "Hoje o jovem não está interessado em ser moveleiro. Temos uma boa encrenca para resolver pela frente. Por isso, há uma possibilidade de contratar pessoas da Argentina e do Uruguai."
Qualificação. A reclamação de Sant"Anna é compartilhada por empresas de outros setores. Segundo o levantamento da Dom Cabral, hoje a principal carência das grandes companhias é encontrar pessoas qualificadas para os cargos de operação. Os setores mais afetados são o automobilístico, de papel e celulose e serviços.
O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), Gerson Schmitt, destaca que um dos principais efeitos da falta de mão de obra no setor tem sido a elevação dos salários a ponto de empurrar serviços para fora do País. "A situação está tão delicada que empresas indianas pegam trabalho no Brasil para ser desenvolvido no exterior."
Outro problema, diz o executivo, é a alta rotatividade do mercado. Além de garantir um salário elevado para os profissionais, as empresas têm de oferecer benefícios atrativos para garantir a retenção, afirma Schmitt, que representa 780 empresas no País.
Empresas oferecem capacitação própria
Convênios com universidades também são alternativas adotadas por grandes grupos
Para não ficar refém do mercado, muitas empresas (a maioria de grande porte) decidiram criar seus próprios programas de capacitação e treinamento de pessoal. Outras apostaram nos convênios com universidades para formar profissionais com o perfil da empresa.
No caso da Vale, cujos investimentos este ano somam US$ 13 bilhões, a aposta foi montar um curso de pós-graduação que capacita engenheiros para as áreas de pelotização, ferrovia, portos e mineração. Depois de três meses de estudo integral, com bolsa mensal de R$ 3 mil, alguns estudantes, ou todos, são contratados pela empresa, dependendo da demanda.
"Começamos a pensar nesses programas em 2007 por causa do grande número de profissionais que teríamos de admitir. Antes a gente contratava e as pessoas aprendiam na prática. Mas levava tempo", diz a gerente de atração e seleção Vale, Hanna Meirelles. Segundo ela, o quadro de técnicos também tem programa de capacitação.
Bem antes de a mineradora apostar na formação de seus profissionais, a América Latina Logística (ALL) já sofria com os efeitos de anos de abandono do setor ferroviário brasileiro. Sem profissionais disponíveis na área, a alternativa foi criar uma universidade capaz de qualificar jovens para cargos exigidos dentro da concessionária de transporte ferroviário.
"Não conseguiríamos contratar nenhum profissional sem esse curso. Hoje temos dificuldade, mas ela é minimizada por essa especialização", diz o gerente de Gestão da ALL, Rodrigo Paupitz. Este ano, a empresa deve capacitar 2 mil pessoas. A previsão é que todas sejam aproveitadas no grupo, que também tem um braço na área de transporte rodoviário.
Contratação. Outra que teve de aderir à capacitação de profissionais foi a Ford. Com um programa de investimentos da ordem de R$ 4,5 bilhões para 2011-2015, a empresa precisou fechar vários contratos com universidades e escolas de capacitação para preparar seus funcionários. Hoje estão abertas na montadora 130 vagas de engenheiros. Mas, no período de cinco anos, a empresa terá de contratar cerca de 1.000 pessoas.
"Estamos num processo intenso de contratação. Mas não é fácil encontrar pessoas com o perfil adequado. Para nós, uma das maiores carências é a falta de fluência no inglês", diz o diretor da Ford, Rogelio Golfarb. Ele conta que a empresa vai expandir a produção da fábrica da Bahia, em Camaçari, de 250 mil unidades para 300 mil unidades. A região, confessa Golfarb, é ainda mais carente em mão de obra qualificada.
A escassez de talentos para preencher vagas qualificadas é comprovada por uma outra pesquisa divulgada semana passada pela empresa de recursos humanos Manpower. O levantamento consultou 35 mil empresas de 36 países.
De acordo com o estudo, o Brasil obteve o segundo maior índice (64%) de empresas com dificuldade para preencherem vagas disponíveis. O primeiro ficou com o Japão, com 76%. Na média, o índice foi de 31%.
Veículo: O Estado de S.Paulo