Dados coletados pela FIA-USP (Fundação Instituto de Administração) revelam que a venda de produtos de higiene, perfumaria e cosméticos nas maiores redes de farmácias do País ultrapassou R$ 1 bilhão no primeiro trimestre.
A pesquisa foi encomendada pela Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), entidade que congrega 28 redes do canal farma e mais de 3.000 lojas em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal. O faturamento real desta categoria de produtos teve variação positiva de 15% em relação ao mesmo período de 2009. A participação dos não medicamentos no bolo total de R$ 3,83 bilhões foi de 28%.
"O consumidor sabe que encontra bons preços nas farmácias e drogarias, valoriza o acesso à variedade de produtos expostos e prefere a comodidade das lojas nas vizinhanças", justifica Sérgio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma. O dirigente lembra de pesquisa do Ibope de 2009 para reforçar sua tese.
Segundo levantamento realizado pelo Ibope em seis capitais (Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo) em setembro de 2009, 77% dos entrevistados aprovam a diversificação do mix de produtos nos estabelecimentos farmacêuticos brasileiros. "O resultado do trimestre confirma hábito de consumo consagrado pela população e que, ao mesmo tempo, assegura a manutenção do comércio farmacêutico."
Veículo: Diário do Grande ABC