Publicitários premiam "onda verde"

Leia em 2min 40s

Indústria da comunicação discute em Minas práticas ecologicamente corretas.

 

Sustentabilidade significa viver da "renda" gerada pelo planeta, e não de seu "capital", ou seja, atender às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras suprirem às suas. Este é um tema pelo qual a sociedade começou a se interessar a algum tempo, e que está mudando também a forma de atuação de empresas e da indústria da comunicação.

 

Tratando-se de sustentabilidade pelo âmbito empresarial, faz-se necessário salientar que os processos industriais seguem uma lógica linear, enquanto na natureza, os processos são cíclicos e muitas vezes irreversíveis. Por isso, tem se tornado cada vez mais importante apresentar medidas eficazes e economicamente possíveis para prevenir a inviabilização do futuro da sociedade e do planeta.

 

O conceito de sustentabilidade empresarial é uma nova maneira de se fazer negócio; ao mesmo tempo em que preserva a integridade do ambiente para as gerações atuais e futuras, gera e consolida um relacionamento sólido com a sociedade. As empresas sustentáveis se preocupam com seus resultados econômico-financeiros e, muito mais do que isso, desejam ajudar a sociedade nas questões ambientais, de justiça social e de mantenimento de qualidade de vida para as gerações futuras.

 

"Muitas empresas de portes e ramos variados já se tornaram amigas da sustentabilidade, mas ainda existe um longo caminho pela frente. Não basta obedecer à legislação trabalhista e fazer ações sustentáveis simplesmente para demonstrar preocupação com o social: é necessário que as empresas percebam que não faz sentido manter um mundo insustentável.  neste estágio que elas serão reconhecidas, não por adotarem práticas sustentáveis para alcançar o sucesso, mas por serem de sucesso por adotarem práticas de sustentabilidade", disse o presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade Capítulo Minas Gerais (Abap-MG), Roberto Hilton.

 

"A indústria da comunicação está integrada ao ambiente a que ela se relaciona. O atual momento exige maior integração e envolvimento com a sociedade; uma boa forma de fazer isso é reconhecer nos clientes, aqueles que se esforçam para melhorar o mundo por meio de ações ligadas à sustentabilidade", afirmou Hilton.

 

Uma prova de que este assunto está na pauta do mercado da propaganda e é de interesse da sociedade e das empresas mineiras é a realização do 2º prêmio Abap de Sustentabilidade. Pelo segundo ano consecutivo a Associação Brasileira das Agências de Publicidade Capítulo Minas Gerais (Abap-MG) premiará personalidades e instituições que, em diversas áreas contribuíram para o desenvolvimento Cultural e Sócio-Ambiental de Minas Gerais.

 

Foram mais de 10 mil votos computados no site do evento para a escolha das personalidades e instituições que, em diversas áreas, contribuíram para o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais.

 

A seleção dos concorrentes foi variada, com empresas de diversos portes e grande representatividade em suas devidas categorias. Os vencedores em cada categoria foram: Prêmio Inovação: Centro Mineiro de Referência em Resíduos; Prêmio Multiplicadores: Cemig; Prêmio Marketing Sustentável: Cemig; Prêmio Marca Sustentável: Cemig; Prêmio Cultura Ativa: empate entre Usiminas e Inhotim; Prêmio Melhoria Social: Servas e Prêmio Personalidade Sustentável: Marina Silva.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG

 


Veja também

Perspectivas e problemas da indústria do plástico

A indústria brasileira de transformação do plástico, terceira geração da cadei...

Veja mais
Brasil sabe como retaliar barreiras da Argentina

Se ação do país vizinho prejudicar relações de comércio, governo brasileiro ad...

Veja mais
Produção de cloro cresce 10% no 1º tri e perspectiva é positiva

A produção nacional de cloro registrou acréscimo de 10,3% no primeiro trimestre deste ano, ante o m...

Veja mais
W/McCann inicia operação na 2ª

Em sua primeira entrevista depois do anúncio da união entre W/Brasil e McCann Erickson, em 21 de abril, Wa...

Veja mais
Vita Derm Investe R$ 500mil em Produtos Sustentáveis

Empresa de tratamento cosmético lança linha focada na sustentabilidade.   A Vita Derm, empresa espe...

Veja mais
Quebra de safra de algodão é ameaça para a indústria têxtil

A safra 2009/2010 de algodão do Mato Grosso, principal polo brasileiro de cotonicultura, pode ter queda na produt...

Veja mais
Dr. Oetker lança mega-ação com Walt Disney

A marca Dr. Oetker se associa ao grande sucesso infantil “Toy Story 3” para conquistar consumidores de sobre...

Veja mais
Conveniência em alta nas farmácias

Não medicamentos movimentam cerca de R$ 1bilhão de janeiro a março.   Dados coletados pela F...

Veja mais
Nanotecnologia amplia presença no mercado de higiene pessoal e beleza

A empresa de nanotecnologia Inventiva aposta no mercado de cosméticos e já colhe resultados. O aporte inic...

Veja mais