Indústria da comunicação discute em Minas práticas ecologicamente corretas.
Sustentabilidade significa viver da "renda" gerada pelo planeta, e não de seu "capital", ou seja, atender às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras suprirem às suas. Este é um tema pelo qual a sociedade começou a se interessar a algum tempo, e que está mudando também a forma de atuação de empresas e da indústria da comunicação.
Tratando-se de sustentabilidade pelo âmbito empresarial, faz-se necessário salientar que os processos industriais seguem uma lógica linear, enquanto na natureza, os processos são cíclicos e muitas vezes irreversíveis. Por isso, tem se tornado cada vez mais importante apresentar medidas eficazes e economicamente possíveis para prevenir a inviabilização do futuro da sociedade e do planeta.
O conceito de sustentabilidade empresarial é uma nova maneira de se fazer negócio; ao mesmo tempo em que preserva a integridade do ambiente para as gerações atuais e futuras, gera e consolida um relacionamento sólido com a sociedade. As empresas sustentáveis se preocupam com seus resultados econômico-financeiros e, muito mais do que isso, desejam ajudar a sociedade nas questões ambientais, de justiça social e de mantenimento de qualidade de vida para as gerações futuras.
"Muitas empresas de portes e ramos variados já se tornaram amigas da sustentabilidade, mas ainda existe um longo caminho pela frente. Não basta obedecer à legislação trabalhista e fazer ações sustentáveis simplesmente para demonstrar preocupação com o social: é necessário que as empresas percebam que não faz sentido manter um mundo insustentável. neste estágio que elas serão reconhecidas, não por adotarem práticas sustentáveis para alcançar o sucesso, mas por serem de sucesso por adotarem práticas de sustentabilidade", disse o presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade Capítulo Minas Gerais (Abap-MG), Roberto Hilton.
"A indústria da comunicação está integrada ao ambiente a que ela se relaciona. O atual momento exige maior integração e envolvimento com a sociedade; uma boa forma de fazer isso é reconhecer nos clientes, aqueles que se esforçam para melhorar o mundo por meio de ações ligadas à sustentabilidade", afirmou Hilton.
Uma prova de que este assunto está na pauta do mercado da propaganda e é de interesse da sociedade e das empresas mineiras é a realização do 2º prêmio Abap de Sustentabilidade. Pelo segundo ano consecutivo a Associação Brasileira das Agências de Publicidade Capítulo Minas Gerais (Abap-MG) premiará personalidades e instituições que, em diversas áreas contribuíram para o desenvolvimento Cultural e Sócio-Ambiental de Minas Gerais.
Foram mais de 10 mil votos computados no site do evento para a escolha das personalidades e instituições que, em diversas áreas, contribuíram para o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais.
A seleção dos concorrentes foi variada, com empresas de diversos portes e grande representatividade em suas devidas categorias. Os vencedores em cada categoria foram: Prêmio Inovação: Centro Mineiro de Referência em Resíduos; Prêmio Multiplicadores: Cemig; Prêmio Marketing Sustentável: Cemig; Prêmio Marca Sustentável: Cemig; Prêmio Cultura Ativa: empate entre Usiminas e Inhotim; Prêmio Melhoria Social: Servas e Prêmio Personalidade Sustentável: Marina Silva.
Veículo: Diário do Comércio - MG