Para atingir uma meta de aumento nas vendas de televisores de tela fina, a Sony Corp. pode investir em linhas futuras de produção de painéis de cristal líquido, como parte de sua joint venture com a Samsung Electronics Co., caso a demanda justifique, disse um alto executivo da empresa.
O diretor financeiro da Sony, Nobuyuki Oneda, disse ao Wall Street Journal que a empresa espera que a oferta de painéis seja apertada este ano em suas operações de TV, embora ele espere cumprir a meta da própria Sony de um aumento de 60% nas vendas, para 25 milhões de unidades no ano fiscal que termina em março de 2011.
Depois de dois anos seguidos no vermelho, afetada por pesados custos de reestruturação e prejuízos em suas divisões de televisores e videogames, a Sony prevê um retorno ao lucro neste ano fiscal. Ela também está avaliando novos produtos, inclusive um aparelho parecido com o computador "tablet" iPad, da Apple, segundo Oneda, que está se aposentando da Sony este mês, depois de 41 anos na companhia.
A Sony também espera que suas operações de TV voltem ao lucro neste ano fiscal, depois de sete anos no vermelho, com uma estratégia de aumentar a terceirização da produção para cumprir suas ambiciosas metas de vendas. Contudo, um mercado apertado para componentes importantes pode atrapalhar as metas da empresa, especialmente dos cruciais painéis que ela compra da Samsung Electronics, da Sharp Corp. e de outras.
Uma fonte potencial de painéis adicionais é a S-LCD, sua joint venture meio-a-meio com a Samsung para fabricação de telas de cristal líquido. Mas a empresa permaneceu silenciosa em relação à parceria, depois que decidiu não investir na segunda fábrica de painéis de LCD de oitava geração da sociedade.
Veículo: Valor Econômico