Um dos combustíveis mais poluentes, o óleo diesel, derivado do petróleo, já pode ser produzido por matérias-primas renováveis e menos agressivas ao meio ambiente. Entre as alternativas para a fabricação do chamado biodiesel, está o óleo vegetal, o mesmo usado em milhares de lares para a fritura de alimentos.
Pensando na quantidade de gordura que uma rede de restaurantes utiliza todos os dias no Brasil para preparar hambúrgueres e batatinhas, uma empresa de logística e transporte teve a ideia de abastecer os próprios caminhões com o combustível fabricado a partir do óleo usado.
Depois de recolhido das cozinhas, o material é transportado para uma usina que transforma, por meio de reações químicas, a substância que serviu para fritura em biodiesel.
O projeto ainda é embrionário e está sendo desenvolvido em parceira com outros grupos empresariais. Os primeiros resultados deverão ser apresentados em junho.
Mesmo em fase de teste, a iniciativa mostra potencial para ser umas das saídas viáveis para a substituição do petróleo, o que gera benefícios ao meio ambiente e à economia.
"Além de produzir combustível poluirá menos, (a reciclagem) evita que o óleo de cozinha vá para o ralo e termine por degradar sobretudo a água", afirmou o ambientalista do MDV (Movimento em Defesa da Vida) Virgilio Farias.
O Brasil é um dos países que mais desenvolve tecnológicas para fabricar biodiesel a partir de gorduras animais e vegetais. Entre as espécies que foram provadas com sucesso, a mamona, o girassol, o babaçu, a soja se destacam
Veículo: Diario do Grande ABC