Fabricantes de fraldas descartáveis se preparam para o crescimento de pelo menos 10% no mercado em 2010. Kimberly-Clark, com as Fraldas da Mônica, e Hypermarcas, com a Sapeka e Pompom, devem expandir sua atuação no mercado e consolidar sua marca.
Com a expectativa positiva de negócios, a Kimberly-Clark, uma das líderes do mercado brasileiro, mostra inovações em seus produtos. Recentemente, a empresa lançou no segmento de fraldas econômicas a marca Mágica, da Turma da Mônica. O novo produto possui cinto elástico reutilizável e pode ser lavado diversas vezes . A Kimberly-Clark informa ainda que o novo produto é elaborado com redução de 25% da utilização total de materiais de fralda, como, por exemplo, o plástico.
O diretor da categoria Cuidados com a Família da Kimberly-Clark, Mário Loor, conta que o setor de fraldas é um dos mais importantes da companhia. "A categoria de Cuidados com o Bebê representa hoje 40% do faturamento da companhia". A Kimberly-Clark no Brasil faturou em 2009 R$ 2,3 bilhões. A marca Turma da Mônica já está há 13 anos no mercado.
A Kimberly-Clark é uma empresa americana com operação em 35 países, e seus produtos são comercializados em 150 países. Líder mundial do segmento de higiene e bem-estar, a Kimberly-Clark trabalha para oferecer produtos que já fazem parte do dia a dia das pessoas. Das oito categorias de produtos que oferece, foi pioneira em seis.
A Hypermarcas, que também é dona da marca Sapeka, adquiriu por R$ 300 milhões, no ano passado, a Pompom, empresa com sede em São Paulo.
A Hypermarcas, que tem hoje um portfólio com mais de 160 marcas e 1,5 mil produtos - de desodorante a molho de tomate -, foi criada pelo empresário goiano João Alves de Queiroz Filho, o Júnior, ex-dono da Arisco.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o setor como um todo saltou de R$ 4,9 bilhões para R$ 24,9 bilhões, em 14 anos.
Veículo: DCI