As vermelhinhas ganham espaço no mercado de pilhas

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Importada da China, a marca Red Force chegou primeiro ao Nordeste e amplia mercado para estar entre as 5 mais vendidas

 


Depois de testar sua força no Nordeste, a marca de pilhas Red Force agora está de olho no mercado mais competitivo do Brasil: o da região Sudeste. “Desembarcamos primeiro noNordeste porque sabíamos que íamos concorrer com apenas quatro ou cinco marcas. E que por isso a nossa visibilidade seriamuitomaior”, relata Renato Maudonnet, diretor da companhia no Brasil.

 

Segundo o executivo, a meta da empresa é ficar na quarta ou quinta posição no ranking de vendas do mercado brasileiro. Estima-se que a liderança seja disputada pelas marcas Duracell e Rayovac, e que, logo atrás, ficam a Panasonic e a Energizer. Os institutos de pesquisa não divulgam a lista com a participação de mercado das fabricantes. Mas a Nielsen atesta que, de dezembro de 2009 a março de 2010, o mercado de pilhas gerou R$ 200 milhões, um aumento de 7,9% sobre o mesmo período do ano anterior. “Estima-se que este ano o setor vai movimentar R$ 1 bilhão, no Brasil, o que representa um aumento de 13% em relação a 2009.

 

Além disso, 60% do consumo é de pilhas alcalinas e 40%de comuns”, afirma. “As quatro principais marcas possuem cerca de 90% de market share. Queremos brigar por algo entre 3% e 5%”, afirma Maudonnet.Para isso, a Red Force conta com dois fatores: a durabilidade e o preço do produto. O executivo conta que o Laboratório Labelo da PUC/RS, que é reconhecido pelo Inmetro, apontou uma superioridade de 6% sobre a durabilidade da Panasonic e uma duração apenas 3% menor do que a Duracell.


Procurada, a Panasonic não se manifestou sobre o assunto. “A nossa empresa é muito mais enxuta que asmaiores concorrentes e conseguimos repassar isso no preço. Somos 15 pessoas mais 35 representantes cadastrados”, diz Maudonnet. “Não tenho como competir com a Procter & Gamble (detentora damarca Duracell) ou coma Microlite (da Rayovac) em investimentos em marketing. Por isso, a minha melhor propaganda é preço”, acrescenta. Ele afirma que as pilhas Red Force são até 40% mais baratas que as das líderes de mercado. O faturamento esperado para 2010 é de R$ 2,5 milhões, já levando em consideração a entrada no Sudeste. Isso representa um aumento de 40% na importação do produto, que vem da China. “O nosso estoque também aumentou.


Contratamos a vinda de 2,5 milhões de pilhas para este ano.” Para 2011, os planos são elevar o faturamento em 25% e trazer 700 mil pilhas amais.

 

Sudeste De acordo comMaudonnet, a Red Force vai começar a sua atuação no Sudeste pelas cidades próximas às capitais. “Vamos sempre optar pelo interior. Estamos alocados em Campinas, que vai ser um dos test drives. Depois vamos para o interior do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, no segundo semestre deste ano”, afirma. “Em Pernambuco, que foi nosso projeto piloto, já devemos ser a quinta marca emvisibilidade”, diz. Tanto é que a companhia já estuda a possibilidade de abrir uma filial no estado para abrigar os produtos. “Hoje, as pilhas chegam pelo porto de Santos e enviamos por caminhão até o Nordeste. Se tivermos um armazém em Pernambuco, podemos importar por Suape. Queremos economizar em frete terrestre, o que pode beneficiar aindamais o consumidor.” A Red Force tambémestá presente em Alagoas, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba. “Nosso próximo passo é chegar às capitais do Sudeste até obter representatividade e depois seguir para o Sul e Centro Oeste.”

 

DURACELL
Em ano de Copa, jogo nas mãos do goleiro Júlio Cesar
O guarda-metas da Seleção Brasileira, Júlio Cesar, é o garoto-propaganda da campanha “8x mais torcida com Duracell”. A marca da Procter & Gamble só não contava com a contusão do goleiro, que hoje atua na campeã europeia Inter de Milão, durante o amistoso entre o Brasil e o Zimbabue. A ida forçada do jogador ao banco de reservas ofusca um pouco o slogan da marca. N.S.

 

 
RAYOVAC
Briga pela liderança acirra investimento em publicidade
Disposta a correr na frente, a Rayovac está investindo em mídia. A empresa aposta no apresentador Rodrigo Faro para alavancar vendas. Ao lado do colega de Record, Ana Hickman compõe o casting contratado pela empresa na emissora paulista. Ana Maria Braga (Globo) e Hebe Camargo (SBT) estão na lista. A Rayovac não diz quanto investe nas estrelas,mas garante que já fez aportes maiores em marketing.

 


PANASONIC
Em terceiro lugar com Neymar no time da sustentabilidade
A Panasonic não participa da disputa entre Duracell e Rayovac. A empresa japonesa com fábrica no Brasil mantém a terceira posição do mercado de pilhas alcalinas e zinco carvão. A empresa aposta no atacante Neymar, do Santos, para vincular sua imagem à sustentabilidade. O objetivo é aproveitar a imagem de jovens torcedores para disseminar a campanha Eco Ideias.

 

Veículo: Brasil Econômico


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