As redes mineiras de supermercado estão conquistando espaço no interior do Estado.
Devido à forte concorrência de grupos de grande porte, e até mesmo de multinacionais, como a francesa Carrefour, que se expande na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), muitos empresários encontraram em cidades afastadas da Capital, mas com potencial de vendas, a oportunidade para crescer. E a estratégia tem dado certo.
Segundo o diretor Financeiro do Supermercados Rena, localizado em Itaúna, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, Roney Aeraphe Mendes Silva, a aposta da empresa, que possui seis lojas no município, é na localização estratégica das lojas. "Temos unidades de pequeno e médio portes na região central de Itaúna e também nos bairros próximos. O fato de a cidade ser universitária também colabora para os negócios da empresa", afirmou. De acordo com ele, de janeiro a maio deste ano o faturamento cresceu 8% frente ao mesmo período de 2009.
Em abril, a empresa investiu R$ 4 milhões na abertura da sexta unidade. Conforme Silva, o plano de negócios do supermercado prevê que até 2013 será inaugurada uma loja por ano. A meta é aumentar as vendas no município e estruturar a expansão em outras cidades, como Divinópolis (também na região Centro-Oeste), Mateus Leme e Pará de Minas (ambas na região Central).
Apesar da retração econômica, a rede aportou, ainda segundo o diretor, outros R$ 800 mil na compra de uma unidade de pequeno porte, em novembro do ano passado, em Itaúna. "As vendas no início de 2009 estavam mais fracas, mas foram ganhando fôlego no decorrer do ano, o que possibilitou abrir mais uma filial. No final do exercício, conseguimos manter a competitividade e faturamos 8,54% a mais do que em 2008", disse.
A expectativa de Silva para este ano é registrar um aumento de 15% da receita na comparação com 2009. Segundo ele, as últimas duas últimas lojas abertas tendem a contribuir para o resultado, que deve retornar aos patamares pré-crise. "Em 2008, o crescimento foi de 14,77% frente a 2007. Com a economia aquecida e o consumidor empregado, o índice será alcançado", apostou.
No Supermercado São Jerônimo, em Passos, na região Sul do Estado, os negócios também estão em crescimento e a empresa, com seis unidades na cidade, registrou alta de 9% do faturamento nos cinco primeiros meses deste ano frente igual período do exercício anterior. De acordo com o proprietário, Jerônimo Pereira Machado, a estimativa é alcançar crescimento de 17% da receita. Além de confiante no mercado, ele aposta na Copa do Mundo de 2010 para alavancar as vendas.
Segundo Machado, apesar da atual boa performance da empresa, no início foram enfrentadas muitas dificuldades. Para abrir o negócio, em 1998, o empresário precisou investir os R$ 20 mil que ele recebeu ao sair do supermercado em que trabalhou por 23 anos, e enfrentar a concorrência dos estabelecimentos já existentes. "Com as dificuldades, ganhei experiência para continuar investindo e prentendo ampliar ainda mais a empresa", afirmou.
Em 2011, o empresário irá aplicar R$ 3 milhões na abertura de mais duas lojas. De acordo com ele, as unidades serão de médio porte e ainda estão sendo analisados os bairros, com localização estratégica, para receber os empreendimentos. "Aos poucos, tenho conseguido avançar e tenho certeza de que é um bom negócio", avaliou.
Já o Supermercados Faria, localizado em Itapecerica, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, está no mercado há 20 anos e hoje possui três unidades. Conforme a gerente-proprietária, Dolores Antônia Fonseca, uma nova loja deve ser inaugurada em 2011. "Neste ano, iremos adquirir o terreno, para que as obras possam ser iniciadas", revelou.
Para ela, o setor supermercadista do município é extremamente concorrido, mas há espaço para crescimento. Porém, Dolores Faria esbarra na falta de mão de obra qualificada na região, como caixa, balconista, estoquista, embaladeira e até gerente.
Veículo: Diário do Comércio - MG