A Reckitt-Benckiser deve anunciar no final do mês seu primeiro investimento na área de produtos de higiene no Brasil. A companhia trará ao país a sua marca de sabonetes Dettol, responsável por um terço do crescimento do grupo no ano passado. Como a marca Dettol tem forte atuação em diversos segmentos no exterior, de enxaguante bucal a sabão líquido para mãos, há possibilidade de que a Reckitt entre pesadamente na disputa desse segmento de higiene nos próximos anos, apurou o Valor.
Fabricante do Vanish e Veja, a Reckitt deve importar o Dettol da China, a princípio, e depois fabricá-lo localmente. A linha de sabonetes a ser lançada atua no segmento de produtos antibacterianos e, portanto, a marca deve disputar espaço na gôndola com as marcas Protex, da multinacional Colgate, e Ypê Action, do grupo Ypê. Estudo de marca recente realizado pela Reckitt mostra que a linha de produtos Dettol tem crescido mais de 10% ao ano no mundo.
Vendido no exterior por cerca de 80 centavos de libras a unidade (cerca de R$ 2,10), o sabonete vai entrar numa categoria que tem sido dominada pela Colgate há anos. Até o ano passado, apenas a marca Protex atuava no segmento antibacteriano. O setor de sabonetes no país movimenta cerca de R$ 2,4 bilhões ao ano.
A anglo-holandesa Reckitt, com receita anual em torno de R$ 20,5 bilhões, torna-se mais agressiva num momento de mudança de comando. A empresa deve mudar de presidente. Frederic Larmuseau cederá a vaga ao belga-francês Frederic Morlie nos próximos meses.
Veículo: Valor Econômico