Faturamento das padarias de BH aumenta até 12%

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A diversificação do mix de produtos e o avanço do segmento food service - café da manhã e almoço - incrementaram o faturamento das panificadoras da Capital nos primeiros cinco meses deste ano. No período, o setor registrou crescimento de até 12% da receita na comparação com igual intervalo do exercício passado. A Copa do Mundo de 2010 também aumenta as encomendas, o que tende a contribuir para a boa performance no semestre.

 

Na padaria La Baguette, localizada no bairro Carmo Sion, na região Centro-Sul, o tradicional pãozinho é apenas mais um item em meio a uma grande quantidade de produtos ofertados. De acordo com o proprietário, Yuri Dolabella, a diversificação faz toda a diferença e garantiu o avanço de 12% do faturamento de janeiro a maio de 2010 frente ao mesmo período do ano passado.

 

Segundo ele, neste ano a empresa irá investir R$ 10 mil na infraestrutura do espaço gourmet, local onde são servidos café da manhã e almoço. "Começamos a oferecer ambos os serviços há quatro anos e existe uma grande demanda pelas refeições. O objetivo é ampliar o espaço e incrementar a qualidade dos produtos para atrair os clientes", revelou.

 

Apesar da crise econômica global, a empresa registrou alta de 5% do faturamento no ano passado ante 2008. Conforme Dolabella, o crescimento poderia ter sido maior, não fosse a concorrência da padaria Trigopane próxima ao estabelecimento. "Com a disputa de mercado tivemos que criar alternativas para conquistar novos clientes. Para isso, aportamos R$ 28 mil em 2009 na compra de um novo forno e de um veículo, e passamos a atender encomendas", afirmou.

 

Já a Boníssima Padaria, com duas unidades em Belo Horizonte, registrou incremento de 7% da receita nos primeiros cinco meses deste ano na comparação com igual intervalo de 2009. De acordo com um dos sócios da empresa, José Batista de Oliveira, está em estudo de viabilidade a criação de um espaço gourmet no estabelecimento. A execução do projeto deve ter início no próximo ano e tende a incrementar os negócios. Ainda não há previsão do aporte.

 

Segundo ele, o momento atual é favorável para as vendas. Conforme Oliveira, o inverno é favorável para a venda de vinhos e queijos, e a Copa atrai clientes dos setores de cervejas e petiscos. Oliveira destacou a participação nas vendas do mix diversificado da Boníssima também no segmento de congelados.

 

Na contramão dos bons resultados está a Padaria Pádua, com duas unidades na Capital. A empresa registrou queda de 10% do faturamento de janeiro a maio deste ano frente a igual período do exercício passado. A diretora financeira da empresa, Katarina Silva Carvalho, atribuiu os maus resultados à dificuldade de encontrar mão de obra especializada.

 

Entretanto, segundo ela, em maio a Pádua começou a registrar forte recuperação e, no decorrer do ano, tende a alcançar uma retomada dos negócios. Apesar do resultado negativo nos cinco primeiros meses do ano, a diretora estima alta de 20% do faturamento em 2010 frente ao resultado do ano passado. "Estamos diversificando, ainda mais, o mix de produtos e profissionalizando a mão de obra", explicou.

 

Expectativa - Conforme o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria e Massas Alimentícias e Biscoitos do Estado de Minas Gerais (Sip/Amip), Luiz Carlos Caio Xavier Carneiro, a perspectiva é de que o setor registre crescimento de 13% da receita ao ano.

 

Os cinco primeiros meses de 2010 já começaram no azul. Segundo ele, o segmento teve alta de 10% do faturamento frente ao mesmo período do exercício anterior. De acordo com Carneiro, o investimento em novos produtos e a oferta de café da manhã e almoço incrementam os negócios. "Além disso, os empresários são beneficiados com o aumento da renda e do consumo interno, fatores imprescindíveis para a performance", revelou.

 

Para o presidente do Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão), Antônio de Pádua Moreira, as panificadoras da Capital têm se adaptado às novas tendências de mercado, cada vez mais exigente. "O consumidor busca por praticidade e não vai à padaria apenas em busca do pão de sal. Por isso, é importante diversificar e atender às necessidades dos clientes", afirmou.

 

A Copa do Mundo na África do Sul também está contribuindo para a boa performance do setor. Segundo Moreira, muitos empresários comemoraram o aumento de encomendas de salgados, doces e tortas para os jogos.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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