Supermercados: vendas aquecidas em Minas Gerais

Leia em 2min 30s

As vendas do setor supermercadista em Minas Gerais continuam em processo de expansão. Termômetro de Vendas divulgado ontem pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) revelou que de janeiro a agosto os negócios tiveram um crescimento da ordem de 5,77%. Em agosto, o aumento foi de 2,93% frente julho. Já em relação ao mesmo período de 2007, o acréscimo foi de 2,56%.

 

Para o superintendente da entidade, Adilson Rodrigues, o crescimento reflete o aumento do emprego e do poder de compra da população, além da retomada da rotina das famílias mineiras com o final das férias de julho. Ele destacou, também, que agosto contou com cinco finais de semana. "O termômetro apontou o crescimento real. Estamos vivendo um momento de aquecimento da economia mineira", ressaltou.

 

Apesar de a pesquisa ter sido realizada antes da deflagração da crise do mercado internacional, o superintendente da Amis não acredita que o setor supermercadista venha a ser seriamente afetado pelos problemas de liquidez. "A crise já começou há um ano. Agora, apenas se acentuou.  claro que nós temos que ter cuidado por aqui. Mas não podemos tomar partido de um problema que não é nosso", afirmou.

 

Ele defendeu que a base da economia brasileira é sólida o bastante para passar bem pelos percalços, e foi construída arduamente ao longo dos últimos anos. No entanto, Rodrigues ressaltou que os empresários irão sentir um baque com o aumento dos juros e o corte no crédito. "Obter crediário vai ficar mais caro e difícil. A fonte realmente secou. Por outro lado, acredito que isso trará um fator positivo, já que vai servir para as pessoas controlarem mais os gastos."

 

Projeções - Para o próximo mês, de acordo com projeções da pesquisa, o crescimento será mantido. Mas os números devem ser mais modestos que os de agosto. "Em parte por causa da crise e porque em setembro não tivemos nenhuma data comemorativa. Além disso, o mês contou apenas com quatro finais de semana."

 

O balanço de 2008, segundo o superintendente da Amis, deve ser positivo. Ele acredita que a tendência é de que a expansão do setor atinja entre 4% a 4,5%. Rodrigues observou, ainda, que a base de comparação atual é mais forte, já que o segundo semestre de 2007 apresentou crescimento intenso.

 

O levantamento realizado pela entidade revelou, ainda, que seis das sete regiões do Estado registraram alta nas vendas em agosto. Entretanto, no Norte de Minas houve queda de 0,20%. "A seca que atingiu a região pode ter sido um dos fatores dessa queda, além da situação socioeconômica da população", avaliou. As regiões Central (3,74%), Centro-Oeste (2,59%), Vale do Rio Doce (2,59%), Sul (1,75%), Triângulo (0,58%) e Zona da Mata (2,15%) apresentaram expansão.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Supermercadista de Pompéu expande rede

Supermercados Marquinhos vai inaugurar terceira loja no município frente aporte de R$ 2 mi.   O Supermerca...

Veja mais
Makro amplia atuação

O Makro, maior atacadista brasileiro de auto-serviço, inaugurou sua 62ª loja no país e a 19ª do ...

Veja mais
Wal-Mart manterá os investimentos no Brasil

A rede varejista Wal-Mart mantém o investimento previsto para 2009 no Brasil, quando deve aplicar entre R$ 1,6 bi...

Veja mais
Crise americana já ameaça suas compras de Natal

Dólar subiu 16,5% em setembro e, de acordo com especialistas, deve permanecer em um patamar elevado, encarecendo ...

Veja mais
'O cereal de chocolate é melhor'

Maria Júlia Sophie, de 8 anos, é uma exceção quando se trata da escolha de cereais matinais....

Veja mais
Cereais matinais têm açúcar demais

Para a Pro Teste, isso afeta o hábito alimentar de crianças. Teor de sódio também é q...

Veja mais
Brastemp e Consul inovam

Depois de cinco anos, a Brastemp volta a atuar na categoria de condicionadores de ar. A marca inova trazendo a linha spl...

Veja mais
Por fora

Mais do que as européias e as asiáticas, as brasileiras foram as consumidoras que melhor reagiram à...

Veja mais
Wal-Mart mantém aporte para 2009 e começa venda em site

Os norte-americanos da rede varejista Wal-Mart continuam com seus planos para o mercado brasileiro, e reforçam is...

Veja mais