Wal-Mart manterá os investimentos no Brasil

Leia em 1min 40s

A rede varejista Wal-Mart mantém o investimento previsto para 2009 no Brasil, quando deve aplicar entre R$ 1,6 bilhão e R$ 1,8 bilhão. A afirmação foi feita ontem pelo vice-presidente de operações de atacado, Marcelo Viena. Os recursos serão usados na expansão da rede com mais 80 a 90 lojas no próximo ano no país.

 

Deste total programado para 2009, mais de dez lojas serão da bandeira Maxxi Atacado, disse Viena. Em 2008, dez unidades do Maxxi serão inauguradas, expandindo a bandeira para outras regiões fora dos estados do Sul. O Wal-Mart tem 15 lojas Maxxi, sendo 13 na Região Sul e duas inauguradas recentemente em Salvador (BA) e Lauro de Freitas (BA).

 

Além das duas novas na Bahia, a bandeira terá mais oito lojas em 2008 nas cidades de Salvador, Fortaleza (CE), Campo Grande (MS), Londrina (PR), Pelotas (RS), Diadema (SP), Taboão da Serra (SP) e São Paulo (SP). O Wal-Mart não divulga a participação do Maxxi em seu faturamento.

 

O investimento em cada unidade Maxxi pode variar entre R$ 15 milhões e R$ 30 milhões, de acordo com o tamanho da loja. O perfil de consumidor pertence principalmente às classes C e D, além de pequenos comerciantes.

 

O vice-presidente do Maxxi, Luiz Martinelli, disse que 70% das vendas são feitas para pessoas jurídicas. Questionado sobre as dificuldades de crédito decorrentes da crise financeira nos Estados Unidos, Viena observou que mais de 90% dos clientes pessoa jurídica são pequenos comerciantes que pagam à vista pelas compras. O crédito é importante para o cliente de porte médio, comentou ele.

 

O Wal-Mart tem 323 lojas no Brasil de várias bandeiras de hipermercados (como Supercenter e Big), supermercados (como Bompreço e Nacional), atacado (Maxxi) e clube de compras (Sam’S Club). Em 2007, a rede faturou R$ 15 bilhões, com aumento de 16,2% ante 2006. (AE)

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Capital vai receber três boulangerie

Padaria com produtos diferenciados ou boulangerie. Essa é a aposta do presidente da Associação Mine...

Veja mais
Supermercadista de Pompéu expande rede

Supermercados Marquinhos vai inaugurar terceira loja no município frente aporte de R$ 2 mi.   O Supermerca...

Veja mais
Makro amplia atuação

O Makro, maior atacadista brasileiro de auto-serviço, inaugurou sua 62ª loja no país e a 19ª do ...

Veja mais
Supermercados: vendas aquecidas em Minas Gerais

As vendas do setor supermercadista em Minas Gerais continuam em processo de expansão. Termômetro de Vendas ...

Veja mais
Crise americana já ameaça suas compras de Natal

Dólar subiu 16,5% em setembro e, de acordo com especialistas, deve permanecer em um patamar elevado, encarecendo ...

Veja mais
'O cereal de chocolate é melhor'

Maria Júlia Sophie, de 8 anos, é uma exceção quando se trata da escolha de cereais matinais....

Veja mais
Cereais matinais têm açúcar demais

Para a Pro Teste, isso afeta o hábito alimentar de crianças. Teor de sódio também é q...

Veja mais
Brastemp e Consul inovam

Depois de cinco anos, a Brastemp volta a atuar na categoria de condicionadores de ar. A marca inova trazendo a linha spl...

Veja mais
Por fora

Mais do que as européias e as asiáticas, as brasileiras foram as consumidoras que melhor reagiram à...

Veja mais