Os norte-americanos da rede varejista Wal-Mart continuam com seus planos para o mercado brasileiro, e reforçam isso de duas maneiras, ao garantir os investimentos previstos no Brasil em 2009, além de antecipar, para ontem, a sua entrada no comércio eletrônico (e-commerce), ação que estava prevista para acontecer a partir de hoje.
A empresa enfatiza que, pesar da crise financeira global, que atingiu, sobretudo, os Estados Unidos, onde fica a sede da gigante varejista, manterá o investimento de R$ 1,6 a R$ 1,8 bilhão para o ano que vem, segundo o vice-presidente de Operações de Atacado, Marcelo Viena. Os recursos serão usados na expansão da rede com mais 80 a 90 lojas no País.
Deste total, mais de dez lojas serão da bandeira Maxxi Atacado, focada nas classes C e D e em pequenos comerciantes. Em 2008, dez unidades do Maxxi serão inauguradas, expandindo a bandeira para outras regiões. O Wal-Mart tem 15 lojas Maxxi, 13 na Região Sul e duas inauguradas recentemente na Bahia. A bandeira terá mais oito lojas em 2008 em Salvador, Fortaleza (CE), Campo Grande (MS), Londrina (PR), Pelotas (RS), Diadema (SP), Taboão da Serra (SP) e São Paulo. O Wal-Mart tem 323 lojas no Brasil e, em 2007, a rede faturou R$ 15 bilhões, com aumento de 16,2% ante 2006.
E-commerce
No site de comércio eletrônico (e-commerce) do Wal-Mart serão disponibilizadas onze categorias de produtos não alimentares, em um total de mais de 10 mil itens. Os clientes dos hipermercados Bompreço, no Nordeste, e Big, no Sul do País, poderão entrar no site das respectivas bandeiras, sendo automaticamente redirecionados para a do Wal-Mart.
Também ontem, uma das maiores concorrentes do Wal-Mart no Brasil, o Grupo Pão de Açúcar, anunciou o investimento de R$ 40 milhões na área de e-commerce até 2010. Para isso, desde o início de 2006 a empresa vem fortalecendo parcerias com fornecedores de produtos e serviços garantindo a ampliação de seu mix - que passou de 4 mil produtos em 2005, para 20 mil itens este ano. Até dezembro, a rede deve somar 50 mil itens no site.
Além disso, a empresa lançou o Entrega Extra Rápida para seu site de comércio eletrônico Extra.com.br. O serviço garante aos clientes um serviço diferenciado de entrega dos produtos. Em São Paulo, por exemplo, se comprar até as 15hs, o cliente recebe seu pedido no mesmo dia. Em outras capitais, onde as entregas poderiam levar até oito dias úteis, as encomendas podem ser recebidas em um dia.
Veículo: DCI