Líder em vendas de azeites no Brasil, com 30% de market share, o Azeite Gallo preparou investida para ampliar sua participação no mercado nacional, que inclui, principalmente, mudanças na identidade visual da marca portuguesa, presente no país desde 1939, além do lançamento do produto premium Gallo Reserva Extra Virgem e de campanha publicitária, que começa a ser veiculada no próximo dia 12.
O grupo anunciou que vai alterar um dos principais fatores de qualidade do óleo, a acidez - quanto menor acidez, melhor é o produto. Assim, diminuirá a acidez de 0,7% para 0,5% no extra virgem. O premium Gallo Reserva já chega ao mercado com 0,4% de acidez.
Bem perto de completar 70 anos no Brasil, o Azeite Gallo tem muitos motivos para comemorar, segundo a diretora-geral da marca no país, Rita Bassi, em entrevista em São Paulo.
As vendas cresceram 30%, entre janeiro e agosto deste ano, quando comparadas a igual período de 2007, e as perspectivas são de que até dezembro o fabricante português já esteja com participação maior no mercado brasileiro, considerado o mais importante depois de Portugal, onde o grupo foi fundado em 1919.
"Estamos estudando o reposicionamento da marca desde 2006. Preparamos todas as mudanças com base em muita pesquisa junto ao consumidor brasileiro, que considera o Azeite Gallo sinônimo de tradição que passa de geração a geração", disse Rita Bassi.
Segundo ela, o grupo aproveita a forte identificação no mercado para introduzir as novidade. Ela disse que a perspectiva de futuro que a marca pretende apresentar ao público brasileiro expressa-se na figura do galo dos rótulos virado para a direita. A executiva afirmou que está entusiasmada com as estimativas do Comitê Oleícola Internacional (COI) de que o mercado de azeites no Brasil dobrará de volume até 2015.
Em 2007, as empresas do setor movimentaram R$ 680 milhões, com a venda de 25 milhões de litros. "Acreditamos que este é excelente momento para investir em mudanças que vão contribuir para ampliar ainda mais uma liderança que tradicionalmente já pertence aos produtos da marca Gallo", disse.
Foco na mídia. Rita Bassi adiantou que as ações de mídia estão orçadas em R$ 10 milhões entre 2006 e 2009. Os recursos destinam-se a fortalecer junto ao consumidor brasileiro a mensagem de que os rótulos estão diferentes, mas mantendo os padrões de qualidade do produto, disse.
A introdução do azeite premium Gallo Reserva, segundo Rita, é aposta na importância que o segmento extra virgem vem ganhando no Brasil. Ela explicou que o produto era comercializado em Portugal e agora chega às prateleiras do varejo nacional, em lata ou vidro de 500 ml, com preço médio de R$ 16,90. A embalagem é azul escura para diferenciá-lo do extra virgem (verde) e do azeite puro de oliva (vermelha).
"O Brasil ocupa é estratégico na expansão da marca. No caso do azeite ocorre o movimento já é observado em relação ao vinho. Os consumidores querem provar cada vez mais variedades e estão mais exigentes quanto à qualidade", frisa a executiva.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ