Wal-Mart quer reduzir uso de sacola plástica

Leia em 1min 20s

O Wal-Mart Brasil, terceira maior rede de supermercados do País, anunciou ontem que estabeleceu a meta de reduzir o uso de sacolas plásticas em suas lojas em 50% nos próximos cinco anos. A iniciativa acompanha a ação global da companhia de reduzir o consumo desse item em 33% no período e vêm em um momento em que todo o setor supermercadista nacional está buscando alternativas para minimizar os custos e a produção de lixo a partir desse tipo de material.

 

Além disso, a empresa estima que essa redução poderá reduzir o consumo de energia no equivalente a cerca de 678 mil barris de petróleo por ano e reduzir as emissões de dióxido de carbono em 290 mil toneladas, o equivalente à retirada de 53 mil carros das ruas, por ano.

 

No Brasil, a empresa já colocou algumas ações em andamento, como é o caso do "puxa-saco", implantado no Sudeste e Sul e que deverá chegar ao Nordeste até o final deste ano. Essa solução simples consiste em uma caixa que permite que o cliente pegue apenas uma sacola de cada vez ao empacotar suas compras.

 

Com esse dispositivo, em uso desde o início deste ano, observou-se uma redução de cerca de 15% no volume das sacolas nas lojas. Outra iniciativa é o programa de produtividade chamado "um item a mais por sacola", implementado em todo o País, por meio do qual os funcionários foram orientados a pôr mais mercadorias em cada sacola. Com essa medida, na Região Sudeste, o número de sacolas utilizadas foi reduzido em 20%.

 

Veículo: DCI


Veja também

Electrolux investe nas classes B e C

Consolidada nas categorias de maior valor do mercado de linha branca, com imagem ligada a produtos sofisticados e modern...

Veja mais
Efeito na mídia

A Akakia Cosméticos, de Palhoça, investiu em merchandising no programa Caldeirão do Huck, da Globo,...

Veja mais
Supermercado prevê impacto da crise no 2º semestre de 09

O varejo de pequeno e médio porte, que no ano passado contabilizou crescimento maior do que o visto pelas grandes...

Veja mais
Matsushita concentra forças na Panasonic

Depois de quase um século, a japonesa Matsushita está abandonando o nome de seus fundadores para fazer com...

Veja mais
Obras em Recife começam em 2009

A esperada dragagem completa do Porto do Recife, anunciada há quase uma década, está mais perto de ...

Veja mais
Imposto que não é brinquedo

Playstation tem 72,18% de taxas embutidas no preço   O Dia das Crianças se aproxima, em 12 de outub...

Veja mais
Hartung busca alternativa para Vitória

O governo do estado do Espírito Santo já tem um plano alternativo caso não consiga convencer a mini...

Veja mais
Publicidade, negócios e a força do Brasil

Growth in Challenging Times ou Crescimento em Tempos de Mudança. O tema em si explica o porquê do interesse...

Veja mais
Promoção no Nordeste

O detergente em pó Ala (Unilever), comercializado somente no norte e nordeste do País, está no ar c...

Veja mais