O Wal-Mart Brasil, terceira maior rede de supermercados do País, anunciou ontem que estabeleceu a meta de reduzir o uso de sacolas plásticas em suas lojas em 50% nos próximos cinco anos. A iniciativa acompanha a ação global da companhia de reduzir o consumo desse item em 33% no período e vêm em um momento em que todo o setor supermercadista nacional está buscando alternativas para minimizar os custos e a produção de lixo a partir desse tipo de material.
Além disso, a empresa estima que essa redução poderá reduzir o consumo de energia no equivalente a cerca de 678 mil barris de petróleo por ano e reduzir as emissões de dióxido de carbono em 290 mil toneladas, o equivalente à retirada de 53 mil carros das ruas, por ano.
No Brasil, a empresa já colocou algumas ações em andamento, como é o caso do "puxa-saco", implantado no Sudeste e Sul e que deverá chegar ao Nordeste até o final deste ano. Essa solução simples consiste em uma caixa que permite que o cliente pegue apenas uma sacola de cada vez ao empacotar suas compras.
Com esse dispositivo, em uso desde o início deste ano, observou-se uma redução de cerca de 15% no volume das sacolas nas lojas. Outra iniciativa é o programa de produtividade chamado "um item a mais por sacola", implementado em todo o País, por meio do qual os funcionários foram orientados a pôr mais mercadorias em cada sacola. Com essa medida, na Região Sudeste, o número de sacolas utilizadas foi reduzido em 20%.
Veículo: DCI