Processo de reposicionamento mantém a empresa competitiva e cria novas formas de relacionamento.
Há duas razões básicas que podem justificar o processo de reposicionamento de um negócio. A primeira delas é a necessidade de manter a empresa competitiva (leia-se sustentável) e a outra, não menos importante, é criar novas formas de relacionamento com o mercado, seja ele o consumidor do produto/serviço ou, ainda, o investidor.
Foi com base nesses dois argumentos que muitas farmácias brasileiras deixaram de vender apenas medicamentos para oferecer de tudo um pouco - refrigerante, guloseimas, ração e cosméticos - para seus clientes, por exemplo. Na mesma linha, as operadoras de telefonia celular já não vendem apenas aparelhos, mas serviços adicionais.
O coordenador do curso de Marketing e Gestão Comercial da Unatec, José Eustáquio Lopes, explicou que esse processo demanda tempo que varia de acordo com o porte do negócio. " uma decisão que deve ser tomada com agilidade pelas empresas", afirmou. Os gestores só não podem sonhar em fechar a empresa na sexta-feira com um foco determinado e, ao reabrirem, na próxima semana, já terem modificado tudo.
O reposicionamento de uma organização requer assessoria especializada, que, além de propor soluções para o processo de desenvolvimento do negócio, vai acompanhar a aplicação da nova técnica e, ainda, conduzir o estágio obrigatório de ajustes. Como toda mudança, essa também deve ser planejada. Aparecer de uma forma diferente para o mercado e seus diversos públicos, de acordo com o professor, é tarefa que deve ser executada caso a caso, ou seja, a receita utilizada por um segmento econômico geralmente não se aplica a outro. "A evolução hoje é rápida."
Rumos - Um exemplo de empresa que utilizou essa ferramenta de gestão é o grupo Yes de Consultoria, criado em 2004 para atender a demanda de um projeto específico. O diretor da empresa, Roberto Nogueira, explicou que a mudança de direcionamento das atividades foi utilizada com o objetivo é garantir flexibilidade ao negócio, que tem vários e diferentes projetos em desenvolvimento. "Temos a nossa metodologia própria, que é o atendimento da demanda do cliente", frisou.
Os resultados do reposicionamento são bastante positivos. O empresário estima crescimento de 70% na receita e aumento da carteira de clientes. Com equipe de 20 consultores que atuam em áreas ligadas à gestão empresarial, o grupo Yes propõe-se a criar soluções integradas para atender às necessidades das organizações. As expectativas são tão positivas para 2009 que a companhia está formando outros 15 consultores.
De acordo com Nogueira, a estratégia adotada ampliou o espaço de atuação do grupo Yes na oferta de consultoria em gestão, capacitação (cursos, palestras e workshops e desenvolvimento de softwares. Anteriormente, a empresa oferecia produtos de prateleira, ou seja, pacotes prontos de soluções, até perceber que o diferencial, no seu segmento de atuação, é transmitir a idéia de reposicionamento estratégico, com possibilidades que garantam aumento de receita, maior aceitação pelo mercado e redução de custos.
Veículo: Diário do Comércio - MG