Mercado dita hora de rever o negócio

Leia em 2min 40s

Processo de reposicionamento mantém a empresa competitiva e cria novas formas de relacionamento.

 
 
Há duas razões básicas que podem justificar o processo de reposicionamento de um negócio. A primeira delas é a necessidade de manter a empresa competitiva (leia-se sustentável) e a outra, não menos importante, é criar novas formas de relacionamento com o mercado, seja ele o consumidor do produto/serviço ou, ainda, o investidor.

 

Foi com base nesses dois argumentos que muitas farmácias brasileiras deixaram de vender apenas medicamentos para oferecer de tudo um pouco - refrigerante, guloseimas, ração e cosméticos - para seus clientes, por exemplo. Na mesma linha, as operadoras de telefonia celular já não vendem apenas aparelhos, mas serviços adicionais.

 

O coordenador do curso de Marketing e Gestão Comercial da Unatec, José Eustáquio Lopes, explicou que esse processo demanda tempo que varia de acordo com o porte do negócio. " uma decisão que deve ser tomada com agilidade pelas empresas", afirmou. Os gestores só não podem sonhar em fechar a empresa na sexta-feira com um foco determinado e, ao reabrirem, na próxima semana, já terem modificado tudo.

 

O reposicionamento de uma organização requer assessoria especializada, que, além de propor soluções para o processo de desenvolvimento do negócio, vai acompanhar a aplicação da nova técnica e, ainda, conduzir o estágio obrigatório de ajustes. Como toda mudança, essa também deve ser planejada. Aparecer de uma forma diferente para o mercado e seus diversos públicos, de acordo com o professor, é tarefa que deve ser executada caso a caso, ou seja, a receita utilizada por um segmento econômico geralmente não se aplica a outro. "A evolução hoje é rápida."

 

Rumos - Um exemplo de empresa que utilizou essa ferramenta de gestão é o grupo Yes de Consultoria, criado em 2004 para atender a demanda de um projeto específico. O diretor da empresa, Roberto Nogueira, explicou que a mudança de direcionamento das atividades foi utilizada com o objetivo é garantir flexibilidade ao negócio, que tem vários e diferentes projetos em desenvolvimento. "Temos a nossa metodologia própria, que é o atendimento da demanda do cliente", frisou.

 

Os resultados do reposicionamento são bastante positivos. O empresário estima crescimento de 70% na receita e aumento da carteira de clientes. Com equipe de 20 consultores que atuam em áreas ligadas à gestão empresarial, o grupo Yes propõe-se a criar soluções integradas para atender às necessidades das organizações. As expectativas são tão positivas para 2009 que a companhia está formando outros 15 consultores.

 

De acordo com Nogueira, a estratégia adotada ampliou o espaço de atuação do grupo Yes na oferta de consultoria em gestão, capacitação (cursos, palestras e workshops e desenvolvimento de softwares. Anteriormente, a empresa oferecia produtos de prateleira, ou seja, pacotes prontos de soluções, até perceber que o diferencial, no seu segmento de atuação, é transmitir a idéia de reposicionamento estratégico, com possibilidades que garantam aumento de receita, maior aceitação pelo mercado e redução de custos.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG 


Veja também

Maionese brasileira vai para Argentina e México

A Unilever levou para Argentina a recém lançada Hellmann’s DeLeite. A invenção brasile...

Veja mais
Bombril convoca

Instalada em São Bernardo, a Bombril convoca seus acionistas para assembléia geral extraordinária m...

Veja mais
Zoneamento do café em MG

Minas Gerais é principal produtor de café do País. Responderá por 50,4% da produç&ati...

Veja mais
Capital vai receber três boulangerie

Padaria com produtos diferenciados ou boulangerie. Essa é a aposta do presidente da Associação Mine...

Veja mais
Supermercadista de Pompéu expande rede

Supermercados Marquinhos vai inaugurar terceira loja no município frente aporte de R$ 2 mi.   O Supermerca...

Veja mais
Makro amplia atuação

O Makro, maior atacadista brasileiro de auto-serviço, inaugurou sua 62ª loja no país e a 19ª do ...

Veja mais
Wal-Mart manterá os investimentos no Brasil

A rede varejista Wal-Mart mantém o investimento previsto para 2009 no Brasil, quando deve aplicar entre R$ 1,6 bi...

Veja mais
Supermercados: vendas aquecidas em Minas Gerais

As vendas do setor supermercadista em Minas Gerais continuam em processo de expansão. Termômetro de Vendas ...

Veja mais
Crise americana já ameaça suas compras de Natal

Dólar subiu 16,5% em setembro e, de acordo com especialistas, deve permanecer em um patamar elevado, encarecendo ...

Veja mais