Em meio à "guerra das cápsulas de café", Nestlé processa a americana Sara Lee

Leia em 1min

A forma mais sofisticada de beber café em casa -pôr uma cápsula de alumínio numa moderna cafeteira quase à prova de erro e, assim, obter expresso de boa qualidade- chegou aos tribunais.

 

A Nestlé anunciou, nesta semana, que entrou com um processo contra a empresa americana Sara Lee por violação de patente do sistema de café Nespresso, uma de suas marcas mais valiosas (crescimento anual de 30% e R$ 4,43 bilhões em 2009).

 

A Nestlé acusa a Sara Lee de infringir uma regra importante do negócio de café de luxo: a exclusividade (cada cafeteira só processa o produto de sua própria marca).

 

A Sara Lee -e, depois, a Ethical Coffee, que não faz parte do processo- lançou cápsulas de café compatíveis com a Nespresso e passou a vendê-las na França por um valor 10% abaixo do comercializado pela empresa suíça.
"Nossos resultados são a prova de que consumidores querem escolha, conveniência na distribuição e a qualidade do café L'Or", afirmou à Folha um porta-voz da Sara Lee, acrescentando que o produto cumpre todas as exigências legais e regulatórias.

 

Para a Nestlé, a ação na Justiça francesa foi o "passo apropriado" para defender seu direito de propriedade intelectual, então infringido.

 


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Rhodia investe US$ 10 milhões em unidade têxtil

A Rhodia está investindo US$ 10 milhões para ampliar a capacidade de produção de fios t&ecir...

Veja mais
Produtos da festa junina têm até 81% de tributos

A popular festa junina e seus quitutes tradicionais, como pipoca, quentão e amendoim, vêm carregados de tri...

Veja mais
Creme de botox é testado em tratamento de suor excessivo

A toxina botulínica, conhecida como botox, está sendo testada em uma versão em creme. A substâ...

Veja mais
Açúcar vive onda de fusões e aquisições

Negócios no país são facilitados porque há muitas empresas no setor passando por dificuldade...

Veja mais
Shoppings buscam atrair mais hipermercados

"Os supermercados aumentam sua presença em shopping centers para capturar consumidores.Assim as redes supermercad...

Veja mais
Consumidor compra mais roupa de inverno

Depois de um 2009 de retração, confecções e varejistas faturam com o frio e se animam com o ...

Veja mais
Pão de Açúcar inaugura loja do Assaí no Ceará

Com investimento de R$ 11,08 milhões o Grupo Pão de Açúcar (GPA) inaugurou ontem a sua quart...

Veja mais
Estreia em SC um arroz 40% mais produtivo

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) lançou ontem uma nov...

Veja mais
Sem frango, Predileto prepara expansão no mercado de trigo

Moinho Cruzeiro do Sul, controlado pelo grupo, mira regiões Norte e Nordeste   Capitalizada com a venda em...

Veja mais