Indústrias apostam em lojas próprias

Leia em 2min 50s

Fabricantes investem na venda direta, "pulando" a intermediação de varejistas, para conquistar novos clientes

 

Preços dos produtos são similares, já que o objetivo não é acirrar a concorrência, mas expor melhor a marca

 

Para entender melhor o consumidor e, com isso, alavancar as vendas, a indústria intensifica o investimento em lojas próprias, "pulando" a intermediação do varejo.
Na maioria dos casos, os preços dos produtos são os mesmos, com a justificativa dos fabricantes de que o objetivo não é acirrar a concorrência, mas apenas experimentar formas mais eficazes de conquistar o cliente.

 

A Sony abre na próxima semana a sexta unidade no Brasil -a primeira na região Sul, em Porto Alegre. Paulo Jaen, gerente geral de vendas da empresa, lembra que a ofensiva começou em 2008, com a abertura da loja no shopping Cidade Jardim, na capital paulista.

 

No mundo, são mais de 200. "Não quero tirar esse cliente do varejista. Quero que o consumidor compre o produto, não importa onde", afirma Jaen.
Ele ressalta que os funcionários não ganham comissão, pois o objetivo primordial é "a experiência do consumidor com a marca".

 

"CONSULTORES"

 

Vendedores diferenciados, chamados de "consultores" pelo conhecimento do mix de produtos, assim como a possibilidade de controlar o ambiente de exposição, são apontados como a razão de ser das lojas próprias.

 

De olho nessa ligação direta, o grupo Arezzo começou a homologar empresas para terceirizar parte da produção em 1996 e, agora, concentra 30% da fabricação do mix -que inclui a marca Schutz.
Com as três inaugurações previstas, serão 13 lojas próprias da Arezzo e outras 11 da Schutz até o final de julho.
"É preciso entender a demanda do varejo para produzir", diz Thiago Borges, vice-presidente corporativo do grupo, para quem essa iniciativa facilita até a negociação com os 247 franqueados.
"Entendo as dores deles muito melhor", afirma, justificando a grande quantidade pela extensão do país, já que "eles conhecem a realidade local". "Nas multimarcas, eu disputo um pedaço do bolo. Na loja própria, posso dar vazão a novos conceitos."

 

Na opinião do consultor Alberto Serrentino, da GS&MD, "cada vez mais se ganha o jogo nos intangíveis porque os produtos estão ficando muito parecidos".

 

PORTA A PORTA

 

Outra forma de venda direta foi posta em prática pela Nestlé em 2005, quando começou a comercialização porta a porta para estreitar os laços com a baixa renda. Hoje, são quase 8.000 revendedoras em 15 Estados.
"As vendedoras geralmente atuam nas comunidades em que vivem e estabelecem uma relação de confiança", diz Alexandre Costa, diretor de regionalização da Nestlé.

 

Em julho, a empresa passa a ter um supermercado flutuante para chegar à população ribeirinha, saindo de Belém e percorrendo 18 municípios, para atender 800 mil pessoas por mês.

 

Embora tenha lojas próprias em outros países, no Brasil a Nike optou por trabalhar com parceiros em 21 unidades exclusivas, com monitoramento para seguir o padrão internacional. Para Tiago Pinto, diretor de marketing, fazer o consumidor perceber a inovação embutida valoriza ainda mais a marca.
"Quanto mais próximo do consumidor, mais perto do centro estratégico que define o jogo", resume Serrentino. "Loja forma marca."

 

Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Inhame nas paradas de sucesso

Agricultores de Piedade (SP) dizem que propaganda na TV despertou curiosidade dos consumidores   O filme publicit...

Veja mais
Farmacêuticos querem prescrever medicamentos de venda livre

Proposta de resolução, que deve ser votada pelo Conselho Federal de Farmácia ainda este mês, ...

Veja mais
Cade quer combustíveis em supermercados

Objetivo do órgão é estimular competição no setor e garantir preços mais baixo...

Veja mais
Marisa cria subsidiária atacadista

Procura-se novos fornecedores para a Marisa. Uma das maiores redes de vestuário do país está em bus...

Veja mais
Bompreço oferece 300 novas vagas em Salvador

O Bompreço, rede de supermercados do Walmart Brasil, está com 300 novas vagas de emprego abertas para Salv...

Veja mais
Com novas lojas, rede Antídoto prevê crescer 30%

Especializada em cosméticos naturais para banho, corpo e cabelo, a rede de franquias Antídoto irá i...

Veja mais
Varejo farmacêutico mantém foco em beleza

Enquanto se discute a restrição da venda de produtos de autosserviço nas farmácias e drogari...

Veja mais
Kepler Weber fecha acordo com a Camil

O Grupo Kepler Weber, uma das maiores companhias no segmento de armazenagem de grãos, anunciou ontem que fechou n...

Veja mais
Shoppings têm o melhor período em sete anos

As vendas nos shopping centers cresceram 15,4% no primeiro quadrimestre deste ano, e este é o maior aumento dos &...

Veja mais