Consumo de café supera expectativa e sobe 7%

Leia em 1min 40s

O consumo de café cresce acima da expectativa das indústrias neste ano. Previsto para evoluir 5%, deve subir 7%. Ou seja, as indústrias devem utilizar 19,5 milhões de sacas de café em 2010.

 

Apesar do crescimento das vendas, o setor não está contente com o cenário atual.
"O primeiro semestre está sendo marcado por baixa rentabilidade", diz Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café). Por isso, as indústrias deverão elevar os preços de 25% a 30% no segundo semestre.
Herszkowicz explica por que as indústrias vêm perdendo margem de ganho, o que as obriga a esse aumento de preço.

 

Primeiro, esse cenário de aperto leva as empresas a uma forte concorrência interna. Além disso, há resistência natural do varejo em aceitar novos aumentos.
O custo da matéria-prima, que mudou de patamar nas últimas semanas e vêm com aumento consistente, também é um fator decisivo para a elevação, diz Herszkowicz.

 

No final de maio, as indústrias pagavam R$ 150 pelo café conillon. Hoje a saca do produto está entre R$ 195 e R$ 200. Já o arábica, que custava R$ 220, está de R$ 260 a R$ 270. Demanda maior lá fora e melhora da qualidade do produto puxam os preços internos, diz ele.

 

Apesar do aumento, Herszkowicz não acredita em redução interna de consumo porque os valores atuais do café tiveram pouca variação nos últimos anos.
Dados da Fipe indicam alta de 45,5% nos preços do café em pó nos supermercados de julho de 94 a maio último.

 

No mesmo período, o café solúvel subiu 62,7%, enquanto a inflação foi de 222,3%.
A estrutura de custos das indústrias, no entanto, se modificou. Além da elevação da matéria-prima, a tributação também passou a pesar mais. A taxa de PIS/Cofins, que era de 2,6%, hoje está em 9,6%, diz ele.

 


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Comércio fluminense estima perdas de R$ 1 bilhão

O comércio do Rio de Janeiro está deixando de vender cerca de 50% do faturamento nos dias de jogos do Bras...

Veja mais
Celulose terá investimento de US$ 20 bi

Esse é o montante previsto pelo setor para expansão da capacidade industrial e da base florestal no pa&iac...

Veja mais
Publicidade busca novo modelo para a era digital

Marcas devem "encantar" consumidor na web, afirma executivo da R/GA - Para Barry Wacksman, diferença é que...

Veja mais
Itacitrus atrai sócio e investe em marca global

Maior exportadora brasileira de limão taiti, a Itacitrus está se reestruturando para ampliar ainda mais a ...

Veja mais
Café lidera as exportações de Minas

Estimativa é que segmento agropecuário feche o exercício contabilizando aproximadamente US$ 6 bilh&...

Veja mais
Carrefour diminui opções em suas lojas

O Carrefour SA começou a reduzir drasticamente o número de produtos que vende em seus supermercados, numa ...

Veja mais
Zaeli conquista classe C no interior do país

Alimentos: Desconhecida em grandes capitais, empresa vende de ração para periquito até azeite extra...

Veja mais
Novas regras mudam dia-a-dia das drogarias

O varejo farmacêutico espera a definição sobre a Resolução da Agência Nacional d...

Veja mais
Brasileiros buscam mais trigo nos Estados Unidos

Representantes de moinhos e corretoras de trigo do país estavam nos EUA na semana passada avaliando o cereal do i...

Veja mais