Comércio fluminense estima perdas de R$ 1 bilhão

Leia em 1min 40s

O comércio do Rio de Janeiro está deixando de vender cerca de 50% do faturamento nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo da África do Sul.

 

Segundo o presidente do Clube dos Diretores Lojistas (CDL), Aldo Gonçalves, a situação se agrava em dias que resultam em feriado prolongado, como as sextas e segundas-feiras. “As lojas fecham mais cedo e não vão reabrir.  Só os shoppings que reabrem. E, mesmo  assim, o movimento é muito fraco”.

 

De acordo com Gonçalves, a queda representa um faturamento de R$ 100 milhões, uma vez que um dia normal de movimento para o comércio resulta, em média, em vendas em torno de R$ 200 milhões. Ele ressaltou, porém, que uma parte do comércio está vendendo bem, referindo-se ao varejo de produtos mais baratos, relacionados diretamente com a Copa, entre eles camisetas, cornetas e bandeiras.

 

“Essa turma está contente com a Copa. Mas, é uma parcela pequena”. Nesse caso, se enquadram os lojistas do maior shopping a céu aberto da América Latina, a Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega (Saara).

 

O diretor da Associação Comercial do Rio, Daniel Plá, afirmou que as partidas do Brasil na Copa estão prejudicando muito o comércio. “Se o país for à final, a gente está falando em torno de R$ 1 bilhão no estado do Rio em perdas para o comércio”.

 

Desse total, um terço seria de perdas irrecuperáveis, disse Daniel Plá. Isso envolve principalmente os bares e restaurantes do centro da cidade e a chamada “compra de impulso”, feita pelas pessoas que passam em frente à vitrine e resolvem fazer uma compra, explicou. O diretor acrescentou que “quem vai ganhar com isso tudo são os bancos, porque o comerciante está tendo que pegar dinheiro emprestado”.

 

Para Daniel Plá, somente no município do Rio de Janeiro, as perdas irrecuperáveis no comércio representam, por jogo do Brasil, R$ 35 milhões.

 

Veículo: DCI 


Veja também

Varejo sazonal dispara em Campos do Jordão

Com uma expectativa de mais de um milhão de visitantes em junho e julho deste ano, Campos do Jordão, situa...

Veja mais
Sony inaugura sua 1ª loja na Região Sul

Com investimentos de R$ 1,5 milhão, a Sony inaugura amanhã a loja Sony Style situada no Barra Shopping, em...

Veja mais
Consumo de café supera expectativa e sobe 7%

O consumo de café cresce acima da expectativa das indústrias neste ano. Previsto para evoluir 5%, deve sub...

Veja mais
Celulose terá investimento de US$ 20 bi

Esse é o montante previsto pelo setor para expansão da capacidade industrial e da base florestal no pa&iac...

Veja mais
Publicidade busca novo modelo para a era digital

Marcas devem "encantar" consumidor na web, afirma executivo da R/GA - Para Barry Wacksman, diferença é que...

Veja mais
Itacitrus atrai sócio e investe em marca global

Maior exportadora brasileira de limão taiti, a Itacitrus está se reestruturando para ampliar ainda mais a ...

Veja mais
Café lidera as exportações de Minas

Estimativa é que segmento agropecuário feche o exercício contabilizando aproximadamente US$ 6 bilh&...

Veja mais
Carrefour diminui opções em suas lojas

O Carrefour SA começou a reduzir drasticamente o número de produtos que vende em seus supermercados, numa ...

Veja mais
Zaeli conquista classe C no interior do país

Alimentos: Desconhecida em grandes capitais, empresa vende de ração para periquito até azeite extra...

Veja mais