'Viagra' genérico perto de 1 milhão de unidades

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O laboratório EMS, a maior companhia farmacêutica do país, distribuiu em uma semana cerca de 800 mil unidades de suas versões genéricas e similares do Viagra, produzido pela Pfizer. A empresa foi a primeira e a única, até o momento, a obter autorização da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) para comercializar o medicamento.

 

"Estamos trabalhando para distribuir os produtos para todos os cantos do país", afirmou ao Valor Waldir Eschberger Jr., vice-presidente de mercado da companhia. Nessa primeira semana, cerca de 50 mil médicos receberam visita de representantes do laboratório, uma equipe de 1.500 pessoas.

 

A EMS e suas empresas controladas - Sigma Pharma, Legrand, Germed - têm disponível no mercado quatro versões genéricas (princípio ativo citrato de sildenafila) e quatro similares, que serão comercializadas com as marcas Suvvia (que significa venha em italiano), Ah-Zul, Vasifil e Sollevare (tradução de levantar em italiano).

 

Amanhã, a EMS vai reunir cerca de 150 urologistas de diversas partes do Brasil para discutir assuntos relacionados com a disfunção erétil. Com essa iniciativa, a empresa pretende fomentar um amplo debate sobre o tema e oferecer oportunidade para reciclagem médica em relação à aplicabilidade do medicamento.

 

A EMS convidou um dos maiores especialistas mundiais no assunto, o americano Craig F. Donatucci, professor doutor do Departamento de Urologia do Centro Médico da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, nos EUA.

 

Segundo Eschberger, a empresa está há muito tempo se preparando para entrar nesse mercado e aguardava a expiração da patente (ocorrida no dia 20 de junho).

 

Estima-se que cerca de 25 milhões de brasileiros sofram com algum tipo de disfunção erétil, mas cerca de 1,4 milhão trate do problema, segundo o executivo. "O Suvvia e sua versão genérica estão disponíveis em farmácias de todo Brasil e urologistas já estão prescrevendo o medicamento", disse.

 

Outras companhias farmacêuticas com atuação no país, entre elas a Eurofarma, Sanofi-Aventis, Aché e a própria Pfizer, pretendem entrar na disputa dos genéricos.

 

A EMS está comercializando cada pílula a R$ 10, com embalagens para um, dois, quatro ou oito comprimidos. A Pfizer também vende por unidade, a R$ 15. A americana Eli Lilly, que comercializa o Cialis, medicamento líder em disfunção erétil, diz que não vende o produto por unidade, somente embalagem com dois comprimidos, a R$ 28 cada unidade.
 

 

Veículo: Valor Econômico


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