Exemplo dos transgênicos sugere rotulagem nas gôndolas

Leia em 2min 10s

Seguindo a mesma lógica dos organismos geneticamente modificados, os produtos orgânicos que são produzidos com sementes convencionais e receberam tratamento com agrotóxicos precisariam ter essa informação estampada em seus rótulos.

 

A opinião é de Alda Lerayer, pesquisadora e diretora executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). "Se formos comparar as regras, os orgânicos também precisariam ter uma rotulagem como têm os transgênicos, afinal, estamos olhando para a origem do produto, ou seja, a semente".

 

O engenheiro agrônomo José Pedro Santiago, presidente por cinco anos da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Agricultura Orgânica, do Ministério da Agricultura e diretor da certificadora Instituto Biodinâmico (IBD), compartilha da análise. "O consumidor deveria saber, sim", admite ele. "A procedência das sementes na agricultura orgânica nos preocupa e tem havido muito pressão para mudar isso".

 

De acordo com Sandra Caires, gerente de orgânicos do Pão de Açúcar - maior rede varejista em faturamento do país e uma das principais na comercialização desse tipo de alimento -, a informação sobre a procedência das sementes que geraram um alimento orgânico é "irrelevante" e daria "um nó na cabeça do consumidor, que 'mal-e-má' sabe o que é orgânico".

 

No caso dos produtos geneticamente modificados, a regra vigente atualmente obriga a rotulagem de todos os alimentos em que é detectada a presença de 1% ou mais de organismos geneticamente modificados. No caso do óleo de soja, no entanto, em que não é possível identificar nenhuma presença de transgenia, a informação no rótulo se tornou obrigatória devido uma decisão judicial contra uma única empresa, mas que acabou sendo adotada por todas as que atuam no mercado brasileiro.

 

Há, contudo, pelo menos quatro ações judiciais tramitando nas mais variadas instâncias do Poder Judiciário nacional, exigindo que a rotulagem ocorra para todo e qualquer produto que leve qualquer quantidade de organismos geneticamente modificados em sua composição. Apesar dessas ações, a orientação da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) é para que suas associadas sigam o decreto vigente, que obriga a rotulagem para presença de transgênicos superior a 1%.

 

A pesquisadora do CIB lembra que a legislação que trata dos orgânicos excluiu a possibilidade de os agricultores utilizarem sementes geneticamente modificadas. "Isso foi um tiro no pé. É uma lástima que um nicho de mercado tão bom como os orgânicos não possa utilizar uma tecnologia que ofereça ao agricultor uma produtividade maior, que poderia ser oferecida pelos transgênicos", afirma Alda. (BB e AI)
 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Propaganda de alimentos com alto teor de sal, açúcar e gordura terá alerta

Novas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são consideradas um avan&cce...

Veja mais
Danone vê na baixa renda a chave para o crescimento

Duas vezes por semana, depois do trabalho, a webmaster senegalesa Demba Gueye se permite um lanche especial: um tubinho ...

Veja mais
'Viagra' genérico perto de 1 milhão de unidades

O laboratório EMS, a maior companhia farmacêutica do país, distribuiu em uma semana cerca de 800 mil...

Veja mais
Walmart nomeia novo CEO para Estados Unidos

O Walmart transferiu o chefe de suas lojas nos EUA, Eduardo Castro-Wright, para o comando das operações da...

Veja mais
Pão e Casas Bahia iniciam leitura de novos contratos

A maior renegociação do varejo brasileiro inicia uma nova fase. A partir de hoje, 30, os principais acioni...

Veja mais
Carga aérea deve crescer até 10% em 2010, diz DHL

Depois de registrar "o pior ano de sua história", com queda de 10,1% em 2009, conforme dados e avaliaç&ati...

Veja mais
BR Foods pode ter de vender marcas para fusão ser aprovada

A Sadia e a Perdigão podem ter de vender marcas como Batavo e Doriana para ter a fusão das duas empresas a...

Veja mais
Aplicativos de celular para a Copa abrem nova frente de marketing

Empresas oferecem itens relacionados ao futebol visando relação diferenciada com clientes   Incipie...

Veja mais
Café brasileiro na França

Deixar de apenas oferecer o produto agrícola in natura e passar a exportá-lo industrializado, com maior va...

Veja mais