Pesquisas de mercado apontam que, em cada 100 vendedores, 80 são homens e 20 mulheres. Entretanto, no ranking das 10 melhores performances, elas ocupam a 5ª e/ou 6ª posição. Baseadas nesses indicativos, as organizações têm revisto a concentração do gênero masculino no quadro de pessoal, na tentativa de incrementar resultados e manter-se competitivas.
Segundo o consultor empresarial, palestrante e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), Cláudio Tomanini, a inclusão de mulheres na linha de frente dos negócios, com a responsabilidade de buscar resultados, é apenas uma prova, indiscutível, de que o mercado de trabalho mudou drasticamente nos últimos 15 anos.
"Antes as mulheres ocupavam postos internos, de retaguarda. Quando partiam para uma postura mais agressiva, constantemente eram questionadas. Hoje, elas estão se capacitando e utilizando suas habilidades para vender mais e melhor", enfatizou.
Nesse mesmo período, houve a ampliação extraordinária da oferta de produtos e serviços para um número de consumidores que não cresceu na mesma medida. Por isso, o conceito de cliente foi reavaliado e, com ele, também o de vendedor. De acordo com o consultor, o profissional agressivo e insistente que tinh6a como objetivo apenas tirar mais um pedido ou empurrar a mercadoria e sair à procura da próxima vítima ganhou uma nova versão como gestor de negócios.
Tempo x resultado - O valor do cliente, que já foi pontual e limitado a apenas uma aquisição, hoje é incrementado pelo fator tempo. E tudo isso vai depender do incentivo do vendedor, da forma como ele se relaciona com a pessoa que ele está ou vai atender.
Na mesma linha, a relação pague-leve, extritamente comercial, também ganhou um novo contorno, já que os consumidores possuem mais informações e são assediados por todos os lados para trocar de fornecedor. Nessa conta, as vendedoras estão saindo na frente. "Elas têm visão geral, sabem observar os detalhes e detectar a necessidade mais específica de seus clientes. Da mesma forma, também sabem apresentar os diferenciais dos produtos/serviços", pontuou.
Para atingir os melhores resultados, as vendedoras investem em network e, por terem a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, estão mais atentas às oportunidades que aparecem.
Veículo: Diário do Comércio - MG