Omo, Brilhante e Surf recebem R$ 49,6 milhões em campanhas que começam em 10 dias
Dentro de dez dias, a Unilever começa a divulgar ao consumidor uma série de mudanças em sua linha de sabão em pó - mudanças essas consideradas "as maiores dos últimos 15 anos" para o grupo no setor. As marcas Omo, Brilhante Surf e Ala serão afetadas. O processo de produção, a composição dos produtos e as embalagens sofreram alterações, e estão em linha com o projeto de sustentabilidade da Unilever no mundo.
Na origem dessas mudanças está na necessidade de incluir a filial brasileira num plano de desenvolvimento de produtos sustentáveis do grupo anglo-holandês. Sete países já fazem parte desse projeto intitulado "Por um planeta mais limpo". O Brasil é o oitavo país do mundo (e a primeira subsidiária da América Latina) a integrá-lo. Para isso, a filial precisou rever a forma como trabalha.
"Foram dois anos de estudos para avaliar as mudanças necessárias na fórmula, fabricação e comunicação", conta Priya Patel, diretora de marketing da área de higiene e limpeza da Unilever. "Todas as nossas ações serão pautadas ainda mais por três pilares principais. São eles a redução na emissão de CO2, consumo de água e geração de resíduos".
Entre as medidas tomadas está a alteração da composição do sabão em pó da Unilever. Uma substância foi retirada da fórmula, o STPP (um fosfato de sódio), insumo fundamental para a limpeza eficiente das roupas, mas nocivo ao meio ambiente. É que na produção, no uso e no cálculo de descarte do produto com o fosfato, há uma elevada emissão do gás. Então, no lugar do STPP, entrou o carbonato , com emissão mais baixa. A composição das cinco versões de Omo, duas de Brilhante e quatro de Surf foram alteradas.
Há cinco anos, o Ministério do Meio Ambiente determinou a retirada do STPP dos detergentes até o ano de 2012. A Procter & Gamble, dona do Ariel, retirou o fosfato dos produtos em 2007 e a Unilever estava reduzindo a presença do insumo desde 2005.
Com essa alteração agora, a densidade do novo detergente em pó da Unilever mudou (algo que ela diz não ser perceptível) e por isso passou a ocupar um menor espaço na embalagem - que acabou ficando mais estreita. Por fora da caixa, também houve mudanças. A Unilever decidiu colocar o selo "Por Um Planeta Mais Limpo" na embalagem, além de incluir uma série de informações ao consumidor sobre esse novo posicionamento do grupo no Brasil.
Ao mesmo tempo em que toma essas medidas, a Unilever muda o seu portfólio. O Omo Progress deixará de ser vendido neste mês. E será lançado o Omo Multiação Partículas de Extra Limpeza no lugar do Omo Active Clean, a ser retirado das lojas. Além disso, neste mês a empresa começa a vender o Omo Poder Líquido Super Concentrado. A concorrente Procter vende o Ariel Líquido desde o final de 2008. A Unilever chegou a apresentar o Omo Líquido em 1999, mas parou de fabricá-lo em 2004.
A alteração na fórmula dos detergentes não deve mexer no preço das mercadorias, diz a empresa. "Sem muita dificuldade, a Unilever consegue absorver os custos dessas transformações em sua própria estrutura", conta Ivan Pinto, ex-gerente da Unilever e coordenador na ESPM.
Para comunicar as mudanças em Omo, Brilhante e Surf, a empresa vai investir R$ 49,6 milhões em campanhas publicitárias a partir deste mês. O montante não inclui as alterações necessárias no processo produtivo do novo sabão. Esse valor não foi revelado pela companhia.
Em Indaiatuba (SP), onde está a fábrica do Omo, foram revistos detalhes das etapas da fabricação. Por exemplo, a balança usada para pesar a matéria-prima teve que ser reprogramada. Com a embalagem menor, a linha de envase do produto também sofreu ajustes para receber a nova caixa dos produtos, com 0,5 milímetro a menos que a anterior.
Veículo: Valor Econômico