Eles estão nas prateleiras de todos os supermercados. Em lojas especializadas, são vendidos pela TV e anunciados em outdoors. São os produtos diet e light, variedades consideradas mais saudáveis e agora também mais rentáveis. Pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos Dietéticos para Fins Especiais e Suplementos Alimentares (Abiadsa) revelou que alimentos diet e light são consumidos em cerca de 35% dos domicílios, com um crescimento do faturamento de quase 900% dessa indústria.
Carlos Paes, gerente comercial da rede de supermercados Comper, estima que, nos últimos mese,s o aumento na venda tenha sido de cerca de 30%. Produtos diet e light correspondem aproximadamente 9% de todos os itens à venda nas lojas, e a tendência é só aumentar este número. "Estamos adquirindo ainda mais itens, em resposta à demanda da clientela, que passou a buscar bastante esses produtos", explica Paes. Ele afirma que os mais procurados são cereais em barra, biscoitos e geléias, apesar do preço um pouco maior. Quem tem dúvidas em relação aos nutrientes suprimidos nos produtos diet tem a oportunidade de ser orientado por funcionários, que contatam o fornecedor, caso seja necessário.
Produtos são considerados diet quando, em geral, têm algum nutriente suprimido, como carboidratos, gorduras, proteínas ou mesmo sódio. São produzidos com foco em públicos específicos, como diabéticos, celíacos ou hipertensos. Já os produtos light são aqueles que possuem uma redução de mais de 25% em algum nutriente ou em calorias. Essa diferença é fundamental para evitar confusões. Um chocolate diet, por exemplo, pode não ter açúcar, mas contêm o mesmo teor calórico de um normal e até maior quantidade de gordura.
O professor de educação física Peri Cavalcanete, da Academia Unique Fitness alerta ainda que estes produtos sozinhos não fazem milagres. "As pesquisas falam muito sobre a necessidade de uma alimentação saudável, mas não se pode esquecer de aliar a alimentação a uma atividade física". Ele lembra também que estes produtos podem ser saudáveis, desde que não sejam consumidos em excesso, e que estes não substituem o exercício físico.
O Comper - Com mais de 38 anos de mercado, o Grupo Pereira - do qual os Supermercados Comper fazem parte - atualmente possui 36 lojas distribuídas em quatro unidades da Federação (SC, MT, MS, GO) e no Distrito Federal. Seu compromisso é primar pelo bom atendimento, qualidade dos produtos e preço justo. Suas lojas contam, cada uma, com 16 mil itens, em média. No DF, está presente há nove anos.
Veículo: Revista Fator Brasil