Comércio porta a porta cresce e vendedoras ganham até R$ 4 mil

Leia em 4min

Maior poder de compra das classes C e D impulsiona a venda por catálogo em grandes empresas

 


Com o aumento do poder de compra das classes C e D, o setor de vendas diretas assiste a um período de forte crescimento e diversidade de empresas. Só neste semestre houve uma alta de 19% no volume de negócios em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD). De olho nesse segmento em expansão, o número de revendedoras no país aumentou 18,2% em relação a 2009 — acompanhado por um salário que pode chegar a R$ 4 mil.

 

O maior consumo das classes média e baixa também estimulou a mudança de estratégia de vendas das companhias, que antes só comercializam seus produtos em lojas. A Lego (de brinquedos), Nestlé(de alimentos) e O Boticário (de beleza), por exemplo, adotaram a venda direta como alternativa de atingir esse público. “Essa ideia potencializa ainda mais as vendas, oferecendo um novo canal para comercializarmos as soluções de beleza da marca”, diz a nota do Boticário, que vai implantar este ano um projeto de comércio por catálogo nas regiões Sudeste e Nordeste.

 

Para ganhar um dinheiro extra e ajudar nas contas, a dona de casa Simone Gomes de Souza Teixeira, de 35 anos, vende lingeries da marca DeMillus e produtos de beleza da Avon há um ano. “Durante seis anos eu apenas trabalhei em casa, mas cansei dessa vida e decidi vender os produtos para passar o tempo e bancar os meus gastos”, fala.

 

Para a advogada Maria Isabel Gimenes, de 27, ser simpática, extrovertida e sincera são requisitos mínimos para uma revendedora de sucesso. Com mais de 700 clientes fiéis e uma renda mensal de R$ 4 mil, Isabel deixou de ir à casa dos clientes e abriu um escritório onde comercializa os produtos da Avon com sua mãe e mais um funcionário.

 

“O que eu ganho com as vendas é bem superior ao que eu receberia como advogada júnior em uma empresa. Para ter um lucro alto, já cheguei a vender um carro para comprar produtos e investir no setor”.

 

Internet alavanca vendas

 

Ainda que as vendas diretas sejam caracterizadas pelo comércio porta a porta, a internet se tornou uma grande aliada das revendedoras para conquistar os clientes e divulgar as novidades. Além dos e-mails com a divulgação dos produtos, os blogs e as redes de relacionamento Orkut e Twitter são usadas como mecanismo de divulgação bastante eficiente e econômico — já que não têm custo nenhum.

 

De acordo com informações da Associação Brasileira de Vendas Diretas (ABEVD), o crescimento do setor foi de 18,4% em relação a 2009, sendo que o volume negociado foi de R$ 21,586 bilhões. Só no ano passado, 2,377 milhões de revendedores atuaram no setor, um número 18,2% superior a 2008.

 

De acordo com Paulo Guaglia, presidente da associação, o mercado de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal tem apresentado um índice de crescimento acima do Produto Interno Bruto (PIB), entretanto com o maior número de revendedoras no país, outros segmentos também estão ganhando destaque, como os de suplemento alimentar, produtos para o lar e bebidas. “Esperamos um crescimento ainda maior nos próximos anos”, afirma ele.

 
AVON
Para se tornar uma revendedora da Avon é necessário ter acima de
18 anos e não ter restrição de crédito. Tel. 0800 708 2866. Site: www.avon.com.br.

 

O BOTICÁRIO
Lança neste ano um projeto para venda direta. Detalhes pelo tel  0800-413011. Site:www.oboticario.com.br.

 

DEMILLUS
Quem desejar vender as lingeries da DeMillus precisa entrar em contato com a empresa para fazer o cadastramento.Tel. (21) 3545-5000. Site: www.demillus.com.br.

 

NATURA
Para se tornar uma revendedora da Natura é necessário ter mais de 18 anos, não ter restrição de crédito, ser alfabetizada e ter documentos próprios. Tel. 0800-115-566. Veja mais no site: www.natura.com.br.

 

AMWAY
Para vender os produtos de beleza e suplementos alimentares da Amway, é preciso acessar o site: www.amwaydobrasil.com.br.

 

TUPPERWARE
Para comercializar os produtos da Tupperware é preciso encontrar um distribuidor mais próximo da sua residência. Site: www.tupperware.com.br.


 
NESTLÉ
Comercializa kits de seus produtos, como iogurtes e leites, no modelo porta a porta. Mais informações podem ser obtidas no site www.nestle.com.br.

 

INSPIRAÇÃO
Para ser um dos representantes da marca, que vende cosméticos, é necessário entrar em contato com a empresa por meio do site www.inspiracao.com.br.

 

JAFRA
Quem desejar comercializar os cosméticos da Jafra é preciso ligar para (11) 3595 0700 ou acessar a homepage da empresa: www.jafra.com.br.

 


Veículo: Diário de S.Paulo

  


Veja também

Grande varejo dedica 1/3 da expansão às classes C e D

Maiores redes de supermercados abrem lojas e ampliam serviços; valor é 1/3 do total de investimentos at&ea...

Veja mais
Farmácias são avaliadas

São Paulo tem 3 492 farmácias espalhadas pelas cinco regiões da cidade. É praticamente uma p...

Veja mais
Com ajuda do Brasil, L'Oréal cresce 10% no ano

No centro de uma série de más notícias envolvendo a sua principal herdeira, o grupo L'Oréal ...

Veja mais
Retomada da economia faz consumo de lácteos reagir

Tetra Pak revisa estimativa de demanda; emergentes são destaque     A recuperação d...

Veja mais
Marcas da Marisol em liquidação

Depois das vendas do período de Copa do Mundo, a One Store, uma das marcas da empresa Marisol, uma das líd...

Veja mais
Venda de papelão ondulado deve ter alta de 12% em 2010

A expedição de caixas, acessórios e chapas de papelão ondulado deverá apresentar uma ...

Veja mais
Lavadora de madeira

A Wanke, fabricante catarinense de eletrodomésticos, é uma das expositoras da Movinter, feira de produtos ...

Veja mais
Barreira argentina contra calçado chinês não beneficia o Brasil

Para especialistas, China estaria usando outros países para exportar seus produtos   A aplicaç&atild...

Veja mais
Whirpool e Elgin apostam em demanda por ar condicionado

Grandes fabricantes de condicionadores de ar preparam-se para atender à demanda do próximo verão. A...

Veja mais