Grande varejo dedica 1/3 da expansão às classes C e D

Leia em 2min 40s

Maiores redes de supermercados abrem lojas e ampliam serviços; valor é 1/3 do total de investimentos até 2011

 

Walmart abrirá 50 lojas e Carrefour amplia serviços; Pão de Açúcar transforma CompreBem e Sendas em Extra

 

As três maiores redes de supermercado do país (Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart) vão destinar um terço dos R$ 6,3 bilhões de investimentos anunciados para este ano e 2011 para expandir os negócios voltados para as classes C e D.

 

A maior parte desses R$ 2 bilhões será usada na abertura de lojas e na reforma de unidades que já atendiam clientes dessas classes com renda familiar de três a dez salários mínimos, pelo conceito da FGV. Serão modificadas para ampliar a oferta de produtos e serviços.

 

Até o final deste ano, o Walmart abrirá 50 supermercados TodoDia (varejo) e Maxxi (atacado), bandeiras mais populares da rede. No primeiro semestre deste ano, já foram inauguradas seis lojas TodoDia e quatro Maxxi em cinco Estados -RS, BA, PB, AL e SP (interior).

 

"O consumidor emergente tem maior grau de exigência. Chega à loja informado sobre preços e marcas. As redes estão investindo mais nesse consumidor porque sabem que ele não valoriza apenas o preço. Por isso investem em atendimento, serviços, na ambientação da loja e na variedade de produtos", diz Luiz Góes, da Gouvêa de Souza, especialista em varejo.

 

ASPIRAÇÕES

 

No Grupo Pão de Açúcar, ao menos 30% do R$ 1,6 bilhão anunciado será usado para transformar 150 lojas CompreBem e Sendas, mais voltadas para o consumidor de baixa renda, em Extra Supermercados.

 

O modelo é de um supermercado de bairro com mais sortimento de produtos considerados "diários", como os de padaria e açougue. Apesar de mais compacto do que um hipermercado, as lojas devem oferecer mais serviços, como espaço para café e recarga de celular nos caixas.

 

O visual seguirá o padrão do hipermercado da rede.

 

"O consumidor de menor renda está mais maduro, com mais dinheiro disponível, mas não quer pagar mais por luxo", diz Hugo Bethlem, vice-presidente-executivo do Grupo Pão de Açúcar.

 

"Em nossas pesquisas, ele mostrou ter aspiração em comprar no Extra. Por isso, no Extra Supermercado, ele terá mais oferta de produtos perecíveis, como verduras e legumes, pães, iogurtes e itens congelados."

 

Além da reforma dessas unidades, a rede deve abrir, nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, 18 lojas Assaí ("atacarejo"), para pequenos comerciantes e prestadores de serviço, e ao menos 60 lojas Extra Fácil (conveniência), em bairros populosos.
O Carrefour não diz quantas das 70 lojas que pretende inaugurar até dezembro são para a baixa renda.

 

O grupo tem investido na ampliação de serviços. Após ouvir consumidores no projeto Minha Loja, vai reformar 20 hipermercados antigos que atendem consumidores das classes B e C.

 

"O consumidor nos pede mais opções na praça de alimentação e espaço para academia nos arredores do hipermercado. Essa são algumas das mudanças que estão por vir", diz Christophe Villechanoux, do Carrefour.

 

Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Nestlé lança linha de picolés Chocolovers

A área de sorvetes da Nestlé apresenta aos consumidores a linha de picolés Chocolovers. A novidade ...

Veja mais
Refresco em pó Clight traz uma deliciosa novidade

Novo e exclusivo sabor Mix de Maçãs oferece refrescância com zero açúcar.   Ap&...

Veja mais
Drogarias se mantêm de olho em aquisições

A onda de fusões e aquisições parece ainda ter fôlego entre as redes de drogaria e farm&aacut...

Veja mais
Farmácias são avaliadas

São Paulo tem 3 492 farmácias espalhadas pelas cinco regiões da cidade. É praticamente uma p...

Veja mais
Comércio porta a porta cresce e vendedoras ganham até R$ 4 mil

Maior poder de compra das classes C e D impulsiona a venda por catálogo em grandes empresas   Com o aument...

Veja mais
Com ajuda do Brasil, L'Oréal cresce 10% no ano

No centro de uma série de más notícias envolvendo a sua principal herdeira, o grupo L'Oréal ...

Veja mais
Retomada da economia faz consumo de lácteos reagir

Tetra Pak revisa estimativa de demanda; emergentes são destaque     A recuperação d...

Veja mais
Marcas da Marisol em liquidação

Depois das vendas do período de Copa do Mundo, a One Store, uma das marcas da empresa Marisol, uma das líd...

Veja mais
Venda de papelão ondulado deve ter alta de 12% em 2010

A expedição de caixas, acessórios e chapas de papelão ondulado deverá apresentar uma ...

Veja mais