Produtora mineira de itens de limpeza vai elevar em50%a capacidade de produção e fortalecer as ações de marketing
A indústria de produtos de limpeza Ingleza está disposta a acelerar seu ritmo de crescimento, que já é bastante forte, de 15% ao ano desde 2006, enquanto o mercado evolui de 6% a 7% ao ano, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Limpeza e Afins (Abipla). A meta agora é crescer na faixa dos 20%, índice previsto para ser alcançado já neste ano. O propulsor do crescimento da Ingleza é um plano de investimentos de R$ 24 milhões a ser concretizado até 2013 e prevê ampliar a capacidade produtiva da fábrica, instalada em Santa Luzia (MG), de 100 para 150 milhões de litros e incrementar a divisão de pesquisa e desenvolvimento da companhia, responsável por colocar no mercado, em média, 10 novos produtos por ano.
Criada há exatos 50 anos em Minas Gerais pelo empreendedor Mozart Novaes, a empresa tornou-se líder nacional no segmento de ceras para pisos, com a Ceras Ingleza, e vice-líder em limpa-vidros e limpadores multiuso, com a marca UAU!, que concorre diretamente com Veja, o carro chefe da Reckitt Benckiser no país, e a Bombril. No ano passado, a companhia registrou faturamento de aproximadamente R$ 200 milhões. Como relata o vice-presidente Marco Antônio Novaes, a estratégia da Ingleza para conseguir uma boa posição para seus produtos no mercado é oferecer itens “com qualidade igual ou ligeiramente superior aos demais e com preços iguais ou ligeiramente inferiores aos da concorrência”.
Avanço tecnológico
Um exemplo citado pelo empresário é a nova versão do multiuso UAU!, desengordurante lançado em julho, que foi desenvolvido com o uso de nanotecnologia. Segundo a empresa, o primeiro no mundo. Além de limpar, o produto deposita nanopartículas na superfície limpa, que dificultam a aderência de gorduras e sujeiras, conservando o ambiente limpo por mais tempo e facilitando a próxima faxina. Novaes relata que o lançamento de produtos inovadores é uma constante na história da Ingleza. Nos anos 1980 foi a primeira no mundo a incorporar a tecnologia autobrilho para ceras e, na década seguinte, lançou a Ingleza Maxx, uma cera que dispensa enceradeiras e tornou a empresa líder neste segmento de mercado.
Há dois anos, lançou o primeiro multiuso que elimina odor de geladeiras. Em 2009, foi a vez de uma linha de produtos batizada de Amo o Verde, que utiliza insumos biodegradáveis e, em sua maioria, provenientes de fontes renováveis. Recentemente, a empresa também lançou o UAU! Ação Clareadora, que tira o amarelado de cozinhas e banheiros. “Nós somos a única empresa de limpeza que faz pesquisas no Brasil, desenvolvemos produtos de acordo com as demandas da população local”, diz Novaes.
São Paulo e Rio
O crescimento da Ingleza também é resultado de uma posição mais agressiva no mercado. Neste ano, a empresa está investindo R$ 5 milhões em ações de marketing nos pontos de venda, para tornar seus produtos mais conhecidos do consumidor, além de fazer promoções do tipo “leve 3 e pague 2”. Nascida em Minas, a Ingleza está presente no país inteiro, mas sempre se caracterizou por uma atuação tímida em São Paulo e no Rio de Janeiro. Novaes informa que esta situação está com os dias contados. Novos distribuidores foram contratados para trabalhar a marca nestas praças. Em 2009, São Paulo e Rio responderam por 10% do faturamento da companhia. Neste ano deverão saltar para 15%.
Veículo: Brasil Econômico