Produtora Mineira investe em fábrica e pesquisa para crescer 20% ao ano

Leia em 3min

Produtora mineira de itens de limpeza vai elevar em50%a capacidade de produção e fortalecer as ações de marketing

 

A indústria de produtos de limpeza Ingleza está disposta a acelerar seu ritmo de crescimento, que já é bastante forte, de 15% ao ano desde 2006, enquanto o mercado evolui de 6% a 7% ao ano, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Limpeza e Afins (Abipla). A meta agora é crescer na faixa dos 20%, índice previsto para ser alcançado já neste ano. O propulsor do crescimento da Ingleza é um plano de investimentos de R$ 24 milhões a ser concretizado até 2013 e prevê ampliar a capacidade produtiva da fábrica, instalada em Santa Luzia (MG), de 100 para 150 milhões de litros e incrementar a divisão de pesquisa e desenvolvimento da companhia, responsável por colocar no mercado, em média, 10 novos produtos por ano.

 

Criada há exatos 50 anos em Minas Gerais pelo empreendedor Mozart Novaes, a empresa tornou-se líder nacional no segmento de ceras para pisos, com a Ceras Ingleza, e vice-líder em limpa-vidros e limpadores multiuso, com a marca UAU!, que concorre diretamente com Veja, o carro chefe da Reckitt Benckiser no país, e a Bombril. No ano passado, a companhia registrou faturamento de aproximadamente R$ 200 milhões. Como relata o vice-presidente Marco Antônio Novaes, a estratégia da Ingleza para conseguir uma boa posição para seus produtos no mercado é oferecer itens “com qualidade igual ou ligeiramente superior aos demais e com preços iguais ou ligeiramente inferiores aos da concorrência”.

 

Avanço tecnológico

 

Um exemplo citado pelo empresário é a nova versão do multiuso UAU!, desengordurante lançado em julho, que foi desenvolvido com o uso de nanotecnologia. Segundo a empresa, o primeiro no mundo. Além de limpar, o produto deposita nanopartículas na superfície limpa, que dificultam a aderência de gorduras e sujeiras, conservando o ambiente limpo por mais tempo e facilitando a próxima faxina. Novaes relata que o lançamento de produtos inovadores é uma constante na história da Ingleza. Nos anos 1980 foi a primeira no mundo a incorporar a tecnologia autobrilho para ceras e, na década seguinte, lançou a Ingleza Maxx, uma cera que dispensa enceradeiras e tornou a empresa líder neste segmento de mercado.

Há dois anos, lançou o primeiro multiuso que elimina odor de geladeiras. Em 2009, foi a vez de uma linha de produtos batizada de Amo o Verde, que utiliza insumos biodegradáveis e, em sua maioria, provenientes de fontes renováveis. Recentemente, a empresa também lançou o UAU! Ação Clareadora, que tira o amarelado de cozinhas e banheiros. “Nós somos a única empresa de limpeza que faz pesquisas no Brasil, desenvolvemos produtos de acordo com as demandas da população local”, diz Novaes.

São Paulo e Rio

O crescimento da Ingleza também é resultado de uma posição mais agressiva no mercado. Neste ano, a empresa está investindo R$ 5 milhões em ações de marketing nos pontos de venda, para tornar seus produtos mais conhecidos do consumidor, além de fazer promoções do tipo “leve 3 e pague 2”. Nascida em Minas, a Ingleza está presente no país inteiro, mas sempre se caracterizou por uma atuação tímida em São Paulo e no Rio de Janeiro. Novaes informa que esta situação está com os dias contados. Novos distribuidores foram contratados para trabalhar a marca nestas praças. Em 2009, São Paulo e Rio responderam por 10% do faturamento da companhia. Neste ano deverão saltar para 15%.

 

Veículo: Brasil Econômico


Veja também

BR Pharma

A maior tacada do BTG   O banco comandado por André Esteves já tem seis negócios apoiados no...

Veja mais
Nestlé aposta firme em food service

Alimentação fora do lar, pilar de crescimento mundial do grupo, levou à renovação de ...

Veja mais
Tecnologia eleva rentabilidade do tomate

A produção de tomate em Minas Gerais deverá alcançar cerca de 405 mil toneladas em 2010. A p...

Veja mais
Decisão tira direitos da Mattel sobre boneca Bratz

As bonecas Bratz continuarão no limbo jurídico por mais algum tempo, depois de um tribunal ter derrubado o...

Veja mais
Calor se prolonga e preocupa produtores de trigo do cerrado

A fase do espigamento na cultura do trigo é a mais crítica e a que exige mais cuidados dos produtores. Com...

Veja mais
Varejo aposta em picos de venda em agosto e setembro

As vendas do varejo deverão continuar em ritmo de crescimento consistente no próximo trimestre. De acordo ...

Veja mais
Aumentam as vendas on-line na indústria de panificação nacional

Há alguns anos, as vendas de produtos pela internet tiveram um crescimento exponencial. Segundo dados da e-bit, a...

Veja mais
Preço dos alimentos varia até 200% no Grande ABC

Pesquisar os preços na hora de encher o carrinho nos hiper e supermercados faz uma grande diferença no bol...

Veja mais
Varejo terá pico em setembro, diz IDV

O IAV ( Índice Antecedente de Vendas), apurado pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), indica que a ...

Veja mais