Varejo terá pico em setembro, diz IDV

Leia em 1min 30s

O IAV ( Índice Antecedente de Vendas), apurado pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), indica que a expectativa do setor é de que as vendas subam 5,6% em julho, ante o mesmo mês de 2009, e aumentem 6,2% em agosto, ante igual período do ano passado.

 

De acordo com o indicador, os dirigentes de estabelecimentos comerciais vinculados ao IDV, que representam cerca de um terço do faturamento do varejo no Brasil, preveem que as vendas atinjam em setembro pico de 6,5%, em relação ao mesmo período de 2009.

 

"Esses números indicam que o varejo apresenta expansão consistente que deve ser mantida nos próximos meses em função de alguns fatores como alta geração de emprego, avanço da renda da população e aumento da concessão de crédito", explicou Flávio Rocha, conselheiro do IDV e presidente das lojas Riachuelo.

 

Segundo Marcelo Waideman, economista-chefe da consultoria GS&MD Gouvêa de Souza, o índice deve antecipar em cerca de 120 dias o movimento da comercialização do varejo, apurada pela pesquisa mensal do comércio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

"As vendas do setor em setembro, por exemplo, serão divulgadas pelo IBGE em novembro, enquanto o IAV já pode hoje indicar qual é a tendência para aquele mês", afirmou Waideman. Segundo ele, é perguntado às 33 empresas vinculadas ao IDV qual é o sentimento de vendas para o mês corrente e dois meses adiante em relação ao mesmo período do ano anterior, o que tira qualquer efeito sazonal.

 

Para Rocha, a evolução do nível de atividade, a despeito da desaceleração que já ocorre desde o segundo trimestre, deve levar o varejo a registrar bom desempenho neste ano e apresentar aumento de vendas de cerca de 10% em 2010, ante o ano passado.

 


Veículo: Diário do Grande ABC


Veja também

Preço dos alimentos varia até 200% no Grande ABC

Pesquisar os preços na hora de encher o carrinho nos hiper e supermercados faz uma grande diferença no bol...

Veja mais
Na briga pela liderança,Unilever relança sabonete Lifebuoy de 1894

Vendido de 1940 a 1970, produto antibacteriano retorna às gôndolas para abocanhar espaço hoje domina...

Veja mais
As receitas da Parmalat para reconquistar os brasileiros

Leitbom lidera nova tentativa de retorno da marca italiana às gôndolas com ampliação do portf...

Veja mais
Vilma busca crescimento

A Vilma tem capacidade para produzir 8 mil toneladas de massas por mês   Apesar de ter registrado um aument...

Veja mais
Alimentos: setor investe em máquinas

Empresas que atuam no segmento de ferramentaria têm registrado expansão no volume de encomendas.   ...

Veja mais
Ministério intensifica fiscalização de vegetais

Estimativa para a produção mineira, a terceira maior do país, é de 405 mil toneladas neste a...

Veja mais
Reinado do pão está sob ameaça

Consumo no Brasil está estabilizado há três anos em 33 quilos per capita anuais. Ideal é 66 k...

Veja mais
Retomada do setor têxtil incentiva o algodão

A retomada da demanda por algodão anima os produtores para a próxima safra, que pode atingir 1,4 milh&atil...

Veja mais
AmBev faz campanha para mostrar lado "menos agressivo"

Reconhecida pela cultura de meta e resultado, cervejaria vai apresentar histórias humanas de funcionários ...

Veja mais