Vendido de 1940 a 1970, produto antibacteriano retorna às gôndolas para abocanhar espaço hoje dominado pela Colgate
Na tentativa de tomar o posto que hoje pertence à Colgate-Palmolive, dona do sabonete Protex e líder da categoria de antibacterianos no Brasil, a Unilever resgatou o Lifebuoy, produto lançado em 1894 por seu fundador, William Lever, para prevenir febre tifóide e amarela, que dizimavam um grande número de crianças inglesas na época. A fórmula que chega às gôndolas a partir deste mês nas versões em barra e líquido é diferente da criada há 116 anos. Ela contém o que a Unilever chama de “exclusivo sistema antibacteriano Active 5”, que promete o dobro da proteção contra as bactérias em relação a um sabonete comum.
Esta é a segunda vez que a Unilever lança o Lifebuoy no país. A primeira foi nos anos 40, com sua permanência no mercado até a década de 70. Com o advento da gripe H1N1 e o fato deste segmento ter crescido 25% ao ano nos últimos três anos, a companhia anglo-holandesa está retomando o projeto de Lifebuoy no Brasil. “Nossa meta é conquistar a liderança, uma vez que esta é a marca com mais condições para desenvolver este segmento no país”, afirma Ricardo Pimenta, icepresidente global de cuidados pessoais da Unilever.
A entrada da companhia na categoria de antibacterianos vai, ainda, fortalecer sua presença no segmento geral de sabonetes, que movimentou R$ 2,5 bilhões em 2009, segundo a Nielsen, e no qual ela atua com duas marcas consagradas, Dove e Lux. A análise do mercado é que, diante do crescimento desenfreado de antibacterianos no Brasil, o fato de a Unilever não ter um produto com esta bandeira poderia comprometer seu desempenho no futuro.
Pimenta nega que Dove e Lux estejam perdendomercado para os antibacterianos. “Pelo contrário, eles ainda têm espaço para crescer. Hoje, um a cada três sabonetes vendidos no Brasil são da Unilever”, afirma.
Veículo: Brasil Econômico