AmBev faz campanha para mostrar lado "menos agressivo"

Leia em 2min 10s

Reconhecida pela cultura de meta e resultado, cervejaria vai apresentar histórias humanas de funcionários

 

Terceiro maior anunciante do país, a AmBev estreia amanhã sua primeira campanha cujo foco não é cerveja, mas a própria empresa.

 

Criada há dez anos com a fusão de Brahma e Antarctica, a AmBev é conhecida por sua agressividade.

 

Com uma cultura corporativa focada em meritocracia e resultados, o trio Marcel Telles, Jorge Paulo Lemann e Carlos Alberto Sucupira transformou a cervejaria brasileira na maior do mundo (após fusão com a belga Interbrew e, depois, com a Anheuser-Busch, dos EUA).

 

Agora a empresa quer também ser conhecida pelas histórias de seus funcionários.
Até o fim do ano, leitores de 20 dos principais jornais e revistas e de sete portais de internet do país serão apresentados a 30 profissionais da empresa, de diferentes áreas e níveis hierárquicos.

 

Cada peça da campanha trará a foto de funcionários, clicada por Bob Wolfenson e sem retoques em photoshop, e um curto depoimento. Não estão previstos, ao menos no primeiro momento, filmes.

 

MENOS AGRESSIVIDADE

 

"O público que queremos atingir, formadores de opinião, investidores, são leitores de mídia impressa", diz Sandro Bassili, diretor de relações socioambientais.
Na visão do diretor, que cuidou da seleção das histórias, a imagem de agressividade da AmBev no mercado é verídica do ponto de vista de atitude comercial. "Temos metas a cumprir, e essas metas nos tornam mais competitivos externamente", diz.

 

Bassili explica ainda que, para ser líder na AmBev, é preciso atingir metas -mas "quem bate meta passando por cima do time e de forma errada está fora".

 

Práticas erradas contribuíram para uma imagem negativa. No ano passado, a empresa foi condenada pelo Cade por práticas anticoncorrenciais, como exigir exclusividade em pontos de venda, o que lhe rendeu a maior multa da história do conselho (R$ 352,6 milhões).

 

A campanha "AmBev. Feita por gente e sonhos", criada pela Loducca.MPM, traz histórias como a do vice-presidente global de vendas, Thomás Oliveira. Quando era responsável por apenas uma região do Brasil, inventou um método para incrementar vendas que, depois, foi adotado globalmente.

 

A campanha também vai apresentar o novo logotipo -mais suave e grafado em minúsculas-, criado pela agência inglesa Wolff Olins.

 

Passar imagem "menos agressiva" é uma das preocupações de fabricantes de bens de consumo como bebidas e cigarros, cujas responsabilidades sociais têm sido cada vez mais cobradas.

 

Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Reinado do pão está sob ameaça

Consumo no Brasil está estabilizado há três anos em 33 quilos per capita anuais. Ideal é 66 k...

Veja mais
Retomada do setor têxtil incentiva o algodão

A retomada da demanda por algodão anima os produtores para a próxima safra, que pode atingir 1,4 milh&atil...

Veja mais
Procura por trabalho poderá crescer nos próximos meses

As estatísticas mais recentes sobre o desempenho do mercado de trabalho confirmam a manutenção de u...

Veja mais
Comércio prevê aumento de até 10% no Dia dos Pais

O comércio varejista está otimista com as vendas do Dia dos Pais. A expectativa é de alta de at&eac...

Veja mais
Francês perde terreno na direção do Carrefour

A indicação do executivo Luiz Fazzio para a diretoria geral do Carrefour não chegou a ser exatament...

Veja mais
Valores de produtos variam até 42% em lojas do mesmo grupo

DIÁRIO pesquisou preços de eletroeletrônicos em unidades de cinco grandes redes em São Paulo ...

Veja mais
Padarias apostam em atendimento

Com o aumento da busca por alimentação fora de casa e da disputa pelo gosto do freguês com redes de ...

Veja mais
Café robusta torna-se alternativa para a agricultura paulista

Com rentabilidade até 30% superior à da variedade arábica, produto tem atraído investidores ...

Veja mais
Executivos entram com recurso para não divulgar salário

Ibef-Rio tenta suspender decisão que obriga empresas a publicar pagamentos de diretoria e conselho.  O Inst...

Veja mais