Reconhecida pela cultura de meta e resultado, cervejaria vai apresentar histórias humanas de funcionários
Terceiro maior anunciante do país, a AmBev estreia amanhã sua primeira campanha cujo foco não é cerveja, mas a própria empresa.
Criada há dez anos com a fusão de Brahma e Antarctica, a AmBev é conhecida por sua agressividade.
Com uma cultura corporativa focada em meritocracia e resultados, o trio Marcel Telles, Jorge Paulo Lemann e Carlos Alberto Sucupira transformou a cervejaria brasileira na maior do mundo (após fusão com a belga Interbrew e, depois, com a Anheuser-Busch, dos EUA).
Agora a empresa quer também ser conhecida pelas histórias de seus funcionários.
Até o fim do ano, leitores de 20 dos principais jornais e revistas e de sete portais de internet do país serão apresentados a 30 profissionais da empresa, de diferentes áreas e níveis hierárquicos.
Cada peça da campanha trará a foto de funcionários, clicada por Bob Wolfenson e sem retoques em photoshop, e um curto depoimento. Não estão previstos, ao menos no primeiro momento, filmes.
MENOS AGRESSIVIDADE
"O público que queremos atingir, formadores de opinião, investidores, são leitores de mídia impressa", diz Sandro Bassili, diretor de relações socioambientais.
Na visão do diretor, que cuidou da seleção das histórias, a imagem de agressividade da AmBev no mercado é verídica do ponto de vista de atitude comercial. "Temos metas a cumprir, e essas metas nos tornam mais competitivos externamente", diz.
Bassili explica ainda que, para ser líder na AmBev, é preciso atingir metas -mas "quem bate meta passando por cima do time e de forma errada está fora".
Práticas erradas contribuíram para uma imagem negativa. No ano passado, a empresa foi condenada pelo Cade por práticas anticoncorrenciais, como exigir exclusividade em pontos de venda, o que lhe rendeu a maior multa da história do conselho (R$ 352,6 milhões).
A campanha "AmBev. Feita por gente e sonhos", criada pela Loducca.MPM, traz histórias como a do vice-presidente global de vendas, Thomás Oliveira. Quando era responsável por apenas uma região do Brasil, inventou um método para incrementar vendas que, depois, foi adotado globalmente.
A campanha também vai apresentar o novo logotipo -mais suave e grafado em minúsculas-, criado pela agência inglesa Wolff Olins.
Passar imagem "menos agressiva" é uma das preocupações de fabricantes de bens de consumo como bebidas e cigarros, cujas responsabilidades sociais têm sido cada vez mais cobradas.
Veículo: Folha de S.Paulo