O comércio varejista está otimista com as vendas do Dia dos Pais. A expectativa é de alta de até 10% neste ano sobre o ano passado.
"Em 2009, ainda passávamos pela crise. Agora, os indicadores da economia estão favoráveis", diz Nabil Sahyoun, presidente da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping).
A entidade prevê crescimento médio de 10%, puxado pelo aumento do poder de compra da população e pela inauguração de novos shoppings no país.
"Mais de 5.000 pontos de vendas foram abertos neste ano. Todas essas lojas estão gerando um faturamento novo", afirma Sahyoun.
A Associação Comercial de São Paulo prevê crescimento médio de 7% nas vendas para a data neste ano.
"A confiança do consumidor está alta, o que cria um ambiente favorável para as compras", afirma Alencar Burti, presidente da ACSP.
A grande demanda será por artigos de vestuário e calçados, principalmente os da área esportiva. "Hoje, muitos pais praticam esportes, e os filhos aproveitam a data para presentear com artigos esportivos", diz Burti.
A CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) projeta alta de 6%. O crescimento maior deve ocorrer na região Nordeste, segundo Roque Pellizzaro Júnior, presidente da CNDL.
Daqui em diante, porém, o desempenho do comércio deve esfriar. "Ainda está aquecido, mas deve se desacelerar nos próximos meses. O Banco Central está fazendo esforço para que isso aconteça", diz o economista Fábio Pina, da Fecomercio SP.
Veículo: Folha de S.Paulo