Varejo aposta em picos de venda em agosto e setembro

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As vendas do varejo deverão continuar em ritmo de crescimento consistente no próximo trimestre. De acordo com o Índice Antecedente de Vendas (IAV), apurado pelo Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), setembro será o mês de pico do próximo trimestre, com estimativa de crescimento de vendas de 6,5%. Na evolução calculada, julho terá aumento de 5,6% e em agosto o índice chega a 6,2% mais vendas do que nos mesmos meses do ano passado, devido também às vendas relativas ao Dia dos Pais, data que o otimismo dos empresários aponta como o melhor Dia dos Pais dos últimos cinco anos.

 

O cenário se mostra positivo também por conta do Índice de Confiança do Consumidor, que subiu 1,1% entre junho e julho, ao passar de 118,7 para 120 pontos, considerando-se dados com ajuste sazonal. Os dados foram divulgados ontem pela Fundação Getulio Vargas. Já pelo levantamento do IDV, a previsão dá continuidade ao crescimento efetivo registrado em junho, que foi de 4% em comparação ao total das vendas do mesmo mês em 2009.

 

Segundo Flávio Rocha, conselheiro do IDV e presidente das Lojas Riachuelo, esses números indicam uma expansão consistente do varejo que deve ser mantida nos próximos meses em função de fatores como alta geração de emprego, avanço da renda da população, mas principalmente pelo aumento da concessão de crédito. "Atualmente, o aumento da oferta de crédito é mais propulsor ao consumo - consequentemente, ao aquecimento da economia brasileira- do que o próprio aumento de renda."

 

Se comparado com o primeiro trimestre de 2010, o avanço do varejo será menos intenso que o alcançado em março, por exemplo, quando a expansão das vendas atingiu o patamar de 15,7%, e em janeiro, 10,4%. A atual perspectiva econômica mostra que esta redução é decorrente de fatores desestimulantes de consumo, como o fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a estimativa da alta da taxa Selic.

 

Outro termômetro que anima ainda mais o comércio varejista vem da Pesquisa de Expectativa Empresarial, elaborada pela empresa de análise econômica Serasa Experian. O estudo, apresentado ontem, mostra que 55% dos 1.010 empresários consultados apostam em alta das vendas ante o ano passado, o melhor resultado da série histórica do levantamento, calculado desde 2005.

 

Do total de entrevistados, 39% acreditam que o faturamento do varejo repetirá o patamar de 2009, enquanto 6% estão pessimistas: creem em queda das vendas. No Dia dos Pais do ano passado, período de recuperação da economia brasileira dos desdobramentos da recessão mundial, 41% trabalhavam com aumento do faturamento ante 2008. Os economistas da Serasa creditam a alta do otimismo dos empresários ao avanço do emprego, ao aumento da renda e à evolução do crédito no primeiro semestre deste ano.

 

De acordo com eles, as grandes empresas puxam o otimismo dos varejistas em agosto (80%), seguidas pelas médias (60%) e pequenas (54%). Na avaliação dos economistas, a evolução do crédito, com prazos cada vez mais longos, tem animado os empresários, que parecem menos receosos com a elevação dos juros, o maior endividamento e inadimplência do consumidor. Eles observam que os varejistas da Região Nordeste são os que esperam um melhor Dia dos Pais (67%). Na sequência, figuram os da Centro-Oeste (61%) e da Sudeste (55%). Os mais pessimistas são os comerciantes da Região Norte (53%) e os da Sul (50%).

 

Construção

 

As vendas internas de material de construção no mercado doméstico cresceram 19,78% no primeiro semestre em relação a igual período do ano passado, conforme dados consolidados da Associação Brasileira de Materiais de Construção (Abramat) divulgados ontem. No mesmo intervalo, as vendas de materiais básicos aumentaram 21,10%, enquanto as de empresas de acabamento subiram 17,18%.

 

Ao destacar que a performance reforça a retomada de crescimento e que o setor já deixou para trás os efeitos da crise financeira internacional, a entidade manteve a previsão de aumento de 15% nas vendas este ano face às de 2009. Conforme comunicado da Abramat, o setor deve continuar crescendo, embora a taxas menores, por causa da recuperação iniciada no segundo semestre do ano passado. Em relação ao primeiro semestre de 2008, período de forte crescimento que antecedeu a crise, as vendas do primeiro semestre deste ano apontam alta de 0,67%, observa Melvyn Fox, presidente da entidade.

 

No mês de junho, o índice registrou alta de 16,34% ante o mesmo período do ano passado, marcando o oitavo mês consecutivo de expansão. Frente a maio deste ano, porém, o faturamento apresenta declínio de 0,71%. No acumulado de doze meses, as vendas aumentaram 3,59%.

 

Até o final do terceiro trimestre as vendas do comércio varejista estarão aquecidas, segundo empresários do ramo, baseados em pesquisas de confiança do consumidor e de olho nas vendas do Dia dos Pais, que sinaliza como o melhor dos últimos cinco anos, segundo análises econômicas de entidades do segmento como Serasa Experian e Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV).

 

Conforme apurou o IDV, setembro deverá ser o mês de pico do próximo trimestre, com estimativa de crescimento de vendas de 6,5%. O cenário se mostra positivo também por conta do Índice de Confiança do Consumidor, que subiu 1,1% entre junho e julho, ao passar de 118,7 para 120 pontos, apurados pela Fundação Getulio Vargas.

 

De acordo com Flávio Rocha, conselheiro do IDV e presidente das Lojas Riachuelo, esses números indicam uma expansão consistente do varejo que deve ser mantida nos próximos meses.

 


Veículo: DCI


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