Aumentam as vendas on-line na indústria de panificação nacional

Leia em 2min 20s

Há alguns anos, as vendas de produtos pela internet tiveram um crescimento exponencial. Segundo dados da e-bit, as vendas on-line em 2001 faturavam apenas R$ 500 milhões e a perspectiva para o ano de 2010 é de que o número de vendas chegue a aproximadamente R$ 11 bilhões. As indústrias de pequeno porte do segmento de panificação também veem com bons olhos a venda pela rede mundial de computadores.

 


"A nossa venda pela internet representa atualmente 40% do faturamento total. Além de termos um número de 30 mil visitantes por mês em nosso site e de não termos como substituir isso", garante Agenor Camargo, diretor da RCamargo Packing, que está expondo o seu material na Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos (Fipan 2010), que termina hoje, em São Paulo. Camargo prevê que o mercado on-line deva ter um crescimento de 10% ao ano.

 


Outra empresa que conta com um grande número de vendas pela internet é a DiVolpi. O proprietário e diretor da empresa, Dino Volpi, em entrevista exclusiva ao DCI garantiu que mais de 50% das vendas da empresa são feitas pelo computador, e revela o segredo: "O primeiro fator que estimula este tipo de venda é a crença do comprador de que pela internet ele vai encontrar um preço menor. Ele também consegue visualizar o produto e entrar em contato direto com o fabricante, para tirar dúvidas, fazendo o contato pelo próprio site".

 


O diretor da Cimapi, Guilherme Buono, também acredita nesta linha, e afirma: "A gente tem alguns clientes que gostam de olhar melhor o produto, ver mais detalhes da máquina. Os internautas conseguem calcular o frete, e nós assim conseguimos despachar para todos os lugares do País".

 


Buono diz que a tendência é o crescimento do número de vendas pela internet. "A perspectiva é de que este segmento de compras aumente, e a nossa empresa já esta investindo em melhoras no site." A Cimapi divulgou que as vendas pela internet perfazem cerca de 30% da receita.

 

Médio porte

 

Algumas empresas de médio porte ainda não fazem venda pela internet, mas utilizam o seu respectivo site para que o comprador faça consulta e análise de preços e depois entre em contato com a empresa. O objetivo das empresas é garantir até o começo do ano que vem um sistema completo de vendas. Por sua vez, indústrias de grande porte que desenvolvem produtos para padarias que fazem produção em escala industrial não têm a intenção de investir nesse mercado. Para alguns diretores, as máquinas precisam de orientação, análise de mercado, adaptação na padaria, e o investimento nas vendas on-line passa a não ser atrativo.

 


Veículo: DCI


Veja também

Calor se prolonga e preocupa produtores de trigo do cerrado

A fase do espigamento na cultura do trigo é a mais crítica e a que exige mais cuidados dos produtores. Com...

Veja mais
Varejo aposta em picos de venda em agosto e setembro

As vendas do varejo deverão continuar em ritmo de crescimento consistente no próximo trimestre. De acordo ...

Veja mais
Preço dos alimentos varia até 200% no Grande ABC

Pesquisar os preços na hora de encher o carrinho nos hiper e supermercados faz uma grande diferença no bol...

Veja mais
Varejo terá pico em setembro, diz IDV

O IAV ( Índice Antecedente de Vendas), apurado pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), indica que a ...

Veja mais
Na briga pela liderança,Unilever relança sabonete Lifebuoy de 1894

Vendido de 1940 a 1970, produto antibacteriano retorna às gôndolas para abocanhar espaço hoje domina...

Veja mais
As receitas da Parmalat para reconquistar os brasileiros

Leitbom lidera nova tentativa de retorno da marca italiana às gôndolas com ampliação do portf...

Veja mais
Vilma busca crescimento

A Vilma tem capacidade para produzir 8 mil toneladas de massas por mês   Apesar de ter registrado um aument...

Veja mais
Alimentos: setor investe em máquinas

Empresas que atuam no segmento de ferramentaria têm registrado expansão no volume de encomendas.   ...

Veja mais
Ministério intensifica fiscalização de vegetais

Estimativa para a produção mineira, a terceira maior do país, é de 405 mil toneladas neste a...

Veja mais