A Itacitrus, maior exportadora brasileira de limão taiti, quer criar uma marca global e outras segmentadas, que representarão os novos mercados em que ela está entrando. Até agora concentrada na Europa, a empresa está prospectando negócios nos Emirados Árabes, Canadá e Europa Oriental.
Um importante passo será dado com a sua participação na Fruit & Tech - Feira Internacional de Frutas, Legumes e Derivados, Tecnologia e Logística, que acontece de 27 a 29 de setembro, no Expo Center Norte-SP. No evento, a Itacitrus pretende encontrar um ambiente propício de vendas nas Rodadas de Negócios, que na edição passada promoveram 255 reuniões em três dias de feira.
Na ocasião, estiveram presentes 65 empresas produtoras de frutas e legumes frescos e processados e 15 compradores internacionais de mercados já consolidados, como Europa e Estados Unidos, além de importadores do Oriente Médio, África do Sul, Rússia e América do Sul.
A edição passada da Fruit & Tech trouxe compradores de países com potencial de crescimento na importação de frutas e seus derivados do Brasil, para atender à demanda dos empresários brasileiros por inserção de seus produtos em novos mercados. Entre os países visitantes, marcaram presença Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, China, Equador, Estados Unidos, França, Inglaterra, Israel e Tunísia.
Presente no mercado desde 1988, a Itacitrus quer aproveitar a visibilidade proporcionada pela feira deste ano para ampliar ainda mais sua participação no mercado externo, além de divulgar sua marca para o mercado interno. "As exportações já respondem por 55% do faturamento da Itacitrus, que chegou a R$ 40 milhões no ano passado", disse 0 presidente da empresa, Waldyr Promicia.
Segundo ele, "alguns países como Inglaterra, Alemanha, França, Itália, Holanda e Espanha, entre outros, absorvem a maior fatia de vendas da Itacitrus no Exterior". Desde que começou a exportar, em 2000, a empresa vem crescendo a uma média de 30% ao ano.
Para este exercício, Promicia prevê que "o ritmo de crescimento deverá ser bem mais acelerado, com a diversificação da produção e comercialização, com a inclusão de outras frutas no portfólio da Itacitrus, acabando com a hegemonia absoluta do limão".
Maçã, melão, manga, uva, abacaxi e mamão estão no foco da empresa. Junto com o aumento das exportações de limão, o mamão fará a Itacitrus chegar a uma receita de R$ 80 milhões em 2010, e em 2011 começa a vender manga e uva.
Veículo: Diário do Comércio - MG