Pão de Açúcar não se retrai com impasse com Casas Bahia

Leia em 3min 20s

Grupo traça planos para o Nordeste, apesar da forte presença dos concorrentes Insinuante e Magazine Luiza

 

A difícil negociação entre Globex (proprietária do Ponto Frio) e a Casas Bahia não prejudicou os planos de investimentos do Grupo Pão de Açúcar no primeiro semestre deste ano, garante José Antônio Filippo, diretor executivo financeiro. A empresa inaugurou 24 lojas, e prometemais 76 até o final do ano. Porém, no que diz respeito a rede de eletroeletrônico Ponto Frio, os recursos para aberturas caíram 45,9% no período, fechando o semestre em R$ 24,5 milhões, com a abertura de apenas duas unidades, sendo uma em Santa Catarina e outra no Distrito Federal.

 

A Casas Bahia também segurou o crescimento. Desde que foi anunciada a fusão, em dezembro do ano passado, a empresa abriu cinco lojas. O Grupo Pão de Açúcar promete para a segunda quinzena de dezembro divulgar as metas para a sinergia entre Ponto Frio e Casas Bahia, além de dados como prévia de vendas e margem. “Desde o final do ano passado estamos mapeando o número de ativos da Casas Bahia que serão incorporados na Globex”, diz Filippo. O balanço completo dessa operação só será divulgado no fim do ano.

 

A meta de inaugurar 100 unidades neste ano está incluída na previsão de R$ 1,6 bilhão reservado pela companhia para abertura, reformas e conversões de lojas para outras bandeiras, além de infraestrutura e logística. No primeiro semestre, foram investimentos R$ 389,4 milhões. “Temos cerca de R$ 800 milhões comprometidos para o segundo semestre, mas alguma coisa pode ficar para o próximo ano”, diz Filippo. A diferença pode ser usada, principalmente, para compra de terrenos para futuras unidades.

 

Nova fronteira

 

Os planos de sinergia entre as bandeiras de eletroeletrônicos ainda não foram divulgados,mas uma coisa parece certa: o Nordeste será uma das prioridades. “Rapidamente estaremos em todos os estados da região”, diz José Roberto Tambasco, vice-presidente de negócios do varejo do grupo.O Pão de Açúcar não parece incomodado com o tamanho das concorrentes regionais, Insinuante e Magazine Luiza, que acaba de adquirir a Lojas Maia. “Somos líderes no Ceará, temos uma operação demais de 30 anos em Recife, e acabamos de abrir uma loja em Teresina”, afirma Tambasco.Hoje a rede conta com 102 lojas no Nordeste. A Casas Bahia, que abriu sua primeira loja na região em 2008, tem 21 lojas em seis cidades baianas.

 

Busca por rentabilidade

 

A abertura de lojas de eletroeletrônicos foi substituída por um plano de recuperar a rentabilidade do Ponto Frio. “Eles tiveram uma performance acima da esperada, inclusive com redução das despesas operacionais, e impactaram de forma muito
positiva os resultados do grupo”, afirma o analista da Fator Corretora, Renato Prado. A Globex fechou o segundo trimestre com vendas brutas de R$ 1,5 bilhões, um crescimento de 55,8% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado. As vendas líquidas cresceram 71,6% em relação ao segundo trimestre de 2009, para R$ 1,3 bilhões. As despesas operacionais atingiram 15,1%,das vendas líquidas no período, uma redução de 25,2 pontos percentuais em relação ao ano anterior. O lucro líquido no período foi de R$ 36 milhões.

 

FATURAMENTO

R$ 6,2 bi foi o total das vendas brutas do Grupo Pão de Açúcar, uma alta de 11,5% no segundo trimestre. As vendas líquidas cresceram 12,5%, para R$ 5,6 bilhões.

 

REFIS

R$ 70 mi Dívida de impostos que foi refinanciada pelo grupo no Rio de Janeiro, e impactou o lucro, que teve uma queda de 37,4%, para R$ 82,5 milhões no trimestre.

 

VENDAS

9,9% foi o crescimento de vendas em lojas abertas a mais de um ano do Grupo Pão de Açúcar, o que representa um incremento real de 4,6%.

 


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Dispara venda de esmalte e falta vidro

Foram vendidas 169 milhões de unidades em 2009 e para este ano são estimadas 180 milhões   A...

Veja mais
Ministro defende redução de custos logísticos para aumentar investimentos

O ministro dos Portos, Pedro Brito, defendeu ontem a redução dos custos logísticos no país p...

Veja mais
Makro inaugura hoje loja em SP

A rede atacadista líder do segmento, Makro, anuncia a inauguração, nesta quinta-feira, de sua loja ...

Veja mais
Taeq aumenta suas linhas

A forte marca do Grupo Pão de Açúcar, que tem crescido no segmento de marcas próprias Taeq, ...

Veja mais
Rede Dia inaugura mais uma loja em SP

Hoje, a bandeira de supermercados Dia, do grupo Carrefour, anuncia a inauguração de mais uma loja na capit...

Veja mais
Trigo segue em retração

O mercado brasileiro de trigo permanece sem fundamentos de alta, conforme pesquisas do Cepea. Com o término do pl...

Veja mais
Itacitrus quer maior presença no exterior

A Itacitrus, maior exportadora brasileira de limão taiti, quer criar uma marca global e outras segmentadas, que r...

Veja mais
Preço final do café pode registrar alta de 15%

O preço do café voltado para o consumo final deve apresentar aumento de 15% nos próximos meses, imp...

Veja mais
Embalagem reduz perda de frutas

Produtores de caqui e morango de Nova Friburgo (RJ) estão experimentando novas embalagens de papelão e pl&...

Veja mais