Varejo espera 10% de aumento nas vendas para o Dia dos Pais

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Boticário, CNS e Pão de Açúcar montam suas estratégias para uma das datas mais rentáveis do ano

 

O aquecimento da economia, o aumento do crédito e a base fraca de comparação como Dia dos Pais do ano passado levam lojistas a fazer previsões bastante positivas para a data comemorada no segundo domingo de agosto. “Esperamos aumento nas vendas de 10% ou mais. A economia está aquecida e o ano passado foi difícil devido à crise”, diz Luiz Flores, sócio da CNS, rede com 51 lojas especializadas emcalçadosmasculinos. Quando o assunto é lucratividade, o Dia dos Pais da CNS já tem a mesma importância do Natal. “O faturamento em dezembro é muito melhor, mas os custos dobram”, afirma Flores.

 

No Boticário, o Dia dos Pais tem disputado com o Dia dos Namorados o terceiro lugar no ranking das datas comemorativas. Mas pela sensação do gerente da categoria perfumaria, Fabio Gilioli, este ano as vendas relacionadas ao segundo domingo
devem se firmar no terceiro lugar, logo atrás do Dia das Mães. Desde 2007, os produtos masculinos ganham espaço nas prateleiras do Boticário. Este ano, a companhia investiu R$ 19 milhões, entre pesquisa, campanha publicitária e desenvolvimento de produtos para a data e espera aumento de 25% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. “Os perfumes são o carro-chefe, mas também esperamos um bom desempenho dos kits para presente, que misturam diversos produtos”, afirma Gilioli.

 

Shopping centers

 

Nos shopping centers a expectativa é de aumento de 10% nas vendas e o consumidor deve gastar entre R$ 60 e R$ 100, segundo levantamento da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Calçados, bolsas masculinas, malharia em geral, além de livros e DVD’s, estarão entre os produtos mais procurados. Contando com movimento maior, os shoppings investem em campanha publicitária e promoções. No Interlagos, de São Paulo, o desembolso para atrair compradores para a data será de R$ 200 mil. Mas a concorrência entre as lojas de shopping ultrapassam os corredores dos centros de compras.

 

Além de competirem com o comércio de rua, estas lojas disputam clientes com os supermercados, que, a cada ano, estão mais eficientes no sortimento das áreas de não-alimentos.

 

O Extra, bandeira do grupo Pão de Açúcar, iniciou há dois anos um processo de melhoria na seção de moda. Toda semana as peças dos manequins dos 105 hipermercados são trocadas. Mas a rede não se limita mais a apenas expor os itens. Agora, a preocupação é mostrar aos clientes diversas composições baseadas nas tendências de moda. A estratégia está dando certo. Em 2009, as vendas do setor cresceram 15%em relação a 2008. Este ano, a previsão é de aumento de 20%. “A atualização das peças de acordo com a moda é nosso objetivo”, diz Sidnei Abreu, diretor de têxtil do grupo Pão de Açúcar. Amarca própria Cast é a principal aposta da área de vestuário.

 

Para o período de vendas do Dia dos Pais, a companhia ampliará o prazo de pagamento de seis para dez vezes sem juros no cartão Extra.

 

PERFUMES
3º lugar é a posição do Dia dos Pais no ranking das datas comemorativas da rede Boticário. A data passou o Dia dos Namorados e agora está atrás do Natal e do Dia das Mães.

 

CALÇADOS
2º lugar é a colocação do Dia dos Pais na classificação da CNS, que só perde para o Natal. Já o lucro das vendas relacionadas da data é equivalente ao mês de dezembro.

 


Veículo: Brasil Econômico


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