"Publicidade de produto lícito não faz mal à saúde"

Leia em 2min 50s

Para o presidente do Conar, tentativas de restringir a propaganda não encontram respaldo na sociedade - De 104 mil reclamações que chegaram aos Procons no último ano, só 1,19% é relativa a propaganda, diz Leifert

 

Para o presidente do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), Gilberto Leifert, as tentativas de restringir a propaganda de alimentos, bebidas e medicamentos, por parte da Anvisa ou do Congresso, não têm o respaldo da sociedade. Leia os principais tópicos da entrevista.

 

Cerco à publicidade
Publicidade de produto lícito não faz mal à saúde. Ou os produtos têm defeitos intrínsecos e não deveriam ser fabricados e consumidos ou, se o Estado admite que eles deveriam ser ofertados, é porque os considera seguros para o consumo. O jovem bebe porque a tribo bebe. A influência da propaganda se dá na escolha da marca.

 

Constituição
As iniciativas da Anvisa são autoritárias e inconstitucionais. A liberdade de expressão comercial é uma garantia constitucional, e só o Congresso pode legislar sobre a propaganda.

 

Demanda social
O Estado quer impor algo que não é um problema para a sociedade. Não há demanda social para regular a propaganda. De 104 mil reclamações que chegaram aos Procons de todo o país no último ano, só 1,19% é relativo à propaganda. No Conar, apenas 24% dos 343 processos abertos em 2009 foram movidos por consumidores.

 

Papel do Estado
A autoridade sanitária tem um papel importantíssimo em uma sociedade com uma grande economia informal e com epidemias.
A tubaína de fundo de quintal e o biscoito lotado de gordura trans vendido a granel, que não são submetidos a controle sanitário nem são anunciados, vão continuar na mesa dos cidadãos. Banir a publicidade é uma forma preguiçosa de acudir a sociedade.

 

Todos são responsáveis
Estado, escola, fabricantes de produto, meios de comunicação, sanitaristas, juristas, todos têm de ajudar a construir modelos para aprimorar a sociedade. A propaganda não pode ser responsabilizada isoladamente. Se você apenas restringe a publicidade, os resultados não serão atingidos.

 

Regras mais rígidas
Não é que o Conar seja contra o aprimoramento das regras para a publicidade. É que as regras que nos foram apresentadas, nas audiências públicas da Anvisa, no Congresso, eram absurdas. Tirar a criança do comercial não vai resolver os problemas da sociedade. Se a questão é excesso de açúcar, sódio ou gordura trans, a Anvisa tem de cuidar da formulação do produto, não da publicidade.

 

Cigarro
O país, por meio do Congresso, decidiu praticamente banir a publicidade do cigarro. E o Conar tem ajudado a fazer cumprir a lei. Quando encontramos algum anúncio, atuamos. Mas uma pesquisa da Fipe indica que, após o banimento da publicidade, ao contrário do que se apregoa, o consumo não teve o comportamento que se esperava.

 

30 anos de Conar
O Brasil tem sistema misto de legislação e autorregulamentação. Os regulados abrem mão de frações de seus direitos em nome do bem comum. Quando o Conar resolve as controvérsias que ele mesmo cria, diante de um anúncio, é um grande negócio para anunciante e consumidor.
Engana-se quem acredita que o anunciante fica feliz de pregar mentira e ser recusado no ponto de venda. Propaganda enganosa dá detenção e multa. Está no Código de Defesa do Consumidor.

 


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Carrefour investe na expansão de Serviços Digitais

Grupo destina R$ 20 milhões para abertura de 100 novas unidades. Meta é oferecer o serviço em todas...

Veja mais
Para onde vai a Linha Branca?

Um produto conceito é a projeção máxima de futuro para um determinado segmento. Por isso, a ...

Veja mais
Pequenas farmácias são maioria e ganham destaque no atacado

Como o segmento de farmácias independentes envolve 55 mil unidades pelo País, o atacado da área de ...

Veja mais
Sony corta custos, lucra e aposta em TVs 3D para elevar ganhos no ano

A Sony elevou sua previsão de lucro anual ontem, depois de registrar desempenho acima das expectativas em seu pri...

Veja mais
Multa contra Parmalat é cancelada

  Uma decisão do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), última instância administr...

Veja mais
Trigo e açúcar disparam nas bolsas em julho

Seca na Europa derruba produção do cereal; atraso em embarques nos portos do Brasil afeta preços &...

Veja mais
Briga da pasta de dente

A Colgate-Palmolive e a GlaxoSmithKline estão brigando na justiça americana por conta de uma pasta de dent...

Veja mais
Supermercados abriram 18 mil vagas

Os supermercados paulistas abriram, no ano passado, 18 mil postos de trabalho, sendo 5 mil só na capital do estad...

Veja mais
Varejo espera 10% de aumento nas vendas para o Dia dos Pais

Boticário, CNS e Pão de Açúcar montam suas estratégias para uma das datas mais rent&a...

Veja mais