Grupo destina R$ 20 milhões para abertura de 100 novas unidades. Meta é oferecer o serviço em todas as lojas da rede até 2011.
Após dois anos da abertura da sua primeira loja de Serviços Digitais, o Carrefour conta hoje com 77 unidades e planeja ampliar o serviço para toda a rede até 2011. Para a expansão, a empresa investirá R$ 20 milhões, que inclui a abertura de 100 novas unidades, abrangendo 38 Hipermercados Carrefour, 49 Carrefour Bairro e 13 Carrefour Express. Esta é a segunda etapa do plano de expansão, que já contemplou a abertura de outras 30 lojas no primeiro semestre de 2010 e demandaram investimentos de R$ 6 milhões.
"O sucesso do Carrefour na gestão de serviços, que conta ainda com Postos de Combustíveis, Drogarias e Turismo, é um dos fatores fundamentais para os resultados conquistados pelos Serviços Digitais e para a definição de um plano de expansão agressivo, com uma média de cinco inaugurações por mês", explica Fabio Medeiros, Gerente de Serviços Digitais do Grupo Carrefour. O plano está voltado para as cidades de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Amazonas.
A rápida expansão está atrelada à estratégia mundial do Grupo para ser reconhecido pelo cliente como marca solução e também a um movimento do setor que registrou um crescimento expressivo de câmeras digitais e aparelhos celulares com câmeras, o que foi impulsionado pelos preços cada vez mais competitivos e grande oferta de modelos para atender os diversos perfis de consumidor. Atento às oportunidades, o Carrefour aposta em lojas de Serviços Digitais integradas aos produtos de Imagem e Tecnologia, gerando sinergia entre os negócios.
Além disso, os Serviços Digitais Carrefour também fazem promoções com outros negócios do Grupo Carrefour, gerando diferenciais competitivos à empresa e benefícios aos clientes. No Turismo Carrefour, o cliente que compra um pacote de viagens ganha um Photobook, álbum personalizado com as fotos da viagem. Já com o Posto de Combustível Carrefour, a dinâmica promocional é "Abasteça e Ganhe desconto na revelação de suas fotos".
Segundo Medeiros, a aposta neste serviço está também na expectativa positiva para o mercado digital. Segundo dados do mercado, apenas 25% das fotografias tiradas no País são reveladas. "Além disso, a revelação é a maneira mais segura de guardar momentos especiais registrados, uma vez que o papel fotográfico tem a durabilidade aproximada de 100 anos, e o CD, de apenas cinco anos", ressalta o executivo.
Com um volume mensal de 150 mil fotos por loja, em média, o Carrefour pode proporcionar os melhores preços aos consumidores. Além disso, no Cartão Carrefour, compras acima de R$ 30,00 podem ser parceladas em até 3 vezes, sem juros. Atualmente, é significativa a participação nas vendas com pagamento no cartão da empresa, uma importante ferramenta de fidelização de clientes.
O Carrefour ingressou no segmento de Serviços Digitais em 2008. Com 75 lojas e dois pilotos no formato Carrefour Express, o negócio já demandou investimentos de R$ 15 milhões. Nas unidades de Serviços Digitais, os clientes podem optar por revelação digital em 1 hora, realizada em equipamentos drylabs, ou em segundos, feitas nos quiosques de auto-serviço. Como diferencial, a empresa oferece Photobooks e Foto Presentes, como canecas, chaveiros, mouse pads, cubos, porta-canetas e porta-cds.
Veículo: Revista Fator Brasil