Mais de 60 milhões de receitas manipuladas são elaboradas anualmente.
De acordo com os dados da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), cerca de 100 mil médicos e dentistas prescrevem, pelo menos uma vez por ano, uma fórmula para ser elaborada numa farmácia de manipulação. Segundo o levantamento, as 7,8 mil farmácias registradas nos Conselhos Regionais de Farmácia atendem aproximadamente 60 milhões de pessoas por ano. “Esses medicamentos são personalizados, elaborados individualmente para atender as características de cada pessoa. Contêm composição e dosagem certas para cada paciente”, esclarece a gerente da Farmácia Magistral, que faz parte do Grupo do Hospital Nossa Senhora das Graças, Meidy Jussara Reichembach Pizzatto.
Dra. Meidy ensina que cada tipo de medicamento precisa ser adequado por idade. Por exemplo: para os bebês e crianças há preferência aos medicamentos em gotas ou xaropes. “Quando prescrito pelo médico, o farmacêutico se torna responsável pela prescrição manipulada, avaliando cada paciente”, comenta Meidy.
Para a farmacêutica Fernanda Kasai, também da Farmácia Magistral, os medicamentos manipulados contêm o mesmo princípio ativo dos medicamentos industrializados. Nas farmácias de manipulação a presença do farmacêutico se verifica em todas as fases da produção e do atendimento. “O cliente passa a conhecer o farmacêutico que fabrica o seu medicamento, podendo contar com esta assistência profissional e estabelece um elo de confiança, tão importante quanto à depositada no seu médico”, afirma.
Benefícios.:Para as farmacêuticas da Farmácia Magistral os medicamentos manipulados oferecem mais vantagens: - Economia: o produto manipulado é prescrito na quantidade e dosagem exata para o tratamento do paciente, não havendo sobras. | - Custo: Existem produtos em que a economia frente ao medicamento industrializado pode chegar a 70%. | - Dose certa: somente na fórmula manipulada é possível obter doses diferenciadas que atendam à necessidade de cada paciente. | - Segurança: as farmácias de manipulação seguem as boas práticas de Manipulação de preparações magistrais e oficiais para uso humano – RDC 67/07, determinadas pela Anvisa, o que assegura maior qualidade das substâncias utilizadas nos medicamentos. | - Associação: fórmulas manipuladas que possibilitam a associação de vários princípios ativos necessários para um determinado tratamento, em um único produto. | - Forma farmacêutica: o medicamento manipulado tem a vantagem de ser manipulado de acordo com a característica de cada um. Ou seja: para crianças pode–se manipular uma fórmula com sabor, para idosos em sachê (pó), para um paciente que não pode ingerir cápsulas pode-se ver a possibilidade de formular em xarope ou em gotas. | - Rótulo personalizado: no rótulo constam os dados do paciente, evitando riscos, como troca ou consumo por outras pessoas. | - Medicamentos não disponíveis no mercado: alguns tratamentos requerem medicamentos que não existem no mercado. Caso a farmácia de manipulação tenha a matéria prima, poderá atender a prescrição.
Desvantagens - As farmacêuticas ressaltam que na maioria das farmácias de manipulação não são preparados comprimidos, somente cápsulas, que normalmente são maiores e mais difíceis de engolir. Outra desvantagem é o prazo de validade. “A validade é determinada por meio de estudos devidamente registrados, com embasamento científico. Por ser manipulado, automaticamente a validade é menor”, explica Fernanda.
Veículo: Revista fator Brasil