Carrefour adota comando de voz em CD

Leia em 3min 20s

Operação a cargo da ID Logistics aumenta produtividade nas entregas aos supermercados.

 

A tecnologia do voice picking (separação de pedidos por comando de voz), que foi implantada com pioneirismo na América Latina pela ID Logistics no Centro de Distribuição do Carrefour em Osasco (SP), em 2005, também chegou agora às operações da rede de hipermercados no Rio de Janeiro.

 

O sistema de voice picking é um hardware orientado por um WMS (gerenciamento de estoques) que transmite os pedidos por comandos de voz para cada funcionário que trabalha na separação de pedidos no Centro de Distribuição.

 

Com um receptor de rádio acoplado à cintura (talkman) e ligado a um headset (fone de ouvido e microfone), o colaborador recebe os comandos por voz, no qual primeiramente e indicado o endereço de picking para depois o separador coletar as respectivas quantidades, isso ocorre para cada endereço de picking até completar o pedido. No fim do processo de separação é direcionada para doca de expedição para posteriormente ser enviada a loja que solicitou o pedido. Isso permite aos operadores trabalharem sem fazer anotações ou controles em papel, ficando com as mãos livres para atender aos pedidos mais rapidamente e com precisão.

 

"A eliminação dos papéis na operação, além de gerar redução de custo no uso e consumo de papeis e impressoras, também torna as tarefas mais simples e com menor risco de erros e avarias durante as movimentações dos produtos. Em qual operação logística de grande porte que não se busca a todos os momentos ganhos de qualidade, organização e produtividade", afirma Davi Venancio de Oliveira, gerente de logística do Carrefour do Rio de Janeiro.

 

A tecnologia voice picking é recomendada para centros de distribuição com grande volume e variedade de itens em expedição, como os do Carrefour. Em Osasco, onde a empresa mantém seu maior CD na América Latina, atuam cerca de 650 funcionários da ID Logistics, encarregados de movimentar uma média de 4 milhões de caixas por mês, estocadas em um armazém de 92 mil metros quadrados. O retorno sobre o investimento no sistema se deu em apenas 11 meses.

 

No Rio de Janeiro, o Centro de Distribuição do Carrefour tem 9 mil metros quadrados e movimenta uma média de 750 mil caixas por mês. "Estamos fortalecendo nossa parceria com este cliente, com uma solução tecnológica inovadora, que aumenta os níveis de confiabilidade e produtividade nos processos de separação de pedidos, antes manuais e com papel", diz Nicolas Derouin, diretor geral da ID Logistics.

 

A Empresa - Criada há apenas nove anos na França, a ID Logistics vem crescendo de forma acelerada no Brasil, em operações nos setores de varejo, alimentos, bebidas, automotivo, materiais de construção e decoração. Deve faturar R$ 110 milhões no país em 2010.

 

A operação brasileira é segunda maior da empresa no mundo (depois da França) - representando 30% do volume total movimentado e 15% da receita global - e também é a que mais cresce, numa taxa média superior a 20% nos últimos três anos. Atualmente, o grupo está presente em 12 países, com 66 sites logísticos (centros de distribuição, armazéns e plantas industriais). Dos mais de 6 mil funcionários da ID Logistics no total, cerca de 1.800 estão no Brasil, sendo 20 localidades. Em 2010, a empresa estima evoluir de 20% a 25% no país, com novos contratos e crescimento orgânico.A ID Logistics tem como clientes no Brasil: Ambev, Danone, Nadia Figueiredo, Carrefour, Leroy Merlin, ArvinMeritor e Chevron Texaco.

 

A empresa já conquistou o Prêmio ILOS (Instituto de Logística e Supply Chain) em 2009 e Prêmio Volvo em 2007, pela excelência na aplicação de Tecnologia da Informação em seus serviços.

 

Veículo: Revista Fator Brasil


Veja também

Mechas vermelhas, ruivas e acobreadas para o inverno 2010

Neste inverno os cabelos estarão com tons quentes como ruivos e vermelhos, demonstrando ousadia e glamour. As cor...

Veja mais
O mercado cosmético não para de crescer

Os investimentos crescentes e a progressão de empresas no setor cosmético são reflexos do cont&iacu...

Veja mais
Cresce o consumo de remédios manipulados no Brasil

Mais de 60 milhões de receitas manipuladas são elaboradas anualmente.   De acordo com os dados da A...

Veja mais
Visite Bem recebe grupo da rede Pague Menos

Programa de visitas do Laboratório Teuto apresenta indústria aos profissionais da maior rede de farm&aacut...

Veja mais
Carrefour investe na expansão de Serviços Digitais

Grupo destina R$ 20 milhões para abertura de 100 novas unidades. Meta é oferecer o serviço em todas...

Veja mais
Para onde vai a Linha Branca?

Um produto conceito é a projeção máxima de futuro para um determinado segmento. Por isso, a ...

Veja mais
"Publicidade de produto lícito não faz mal à saúde"

Para o presidente do Conar, tentativas de restringir a propaganda não encontram respaldo na sociedade - De 104 mi...

Veja mais
Pequenas farmácias são maioria e ganham destaque no atacado

Como o segmento de farmácias independentes envolve 55 mil unidades pelo País, o atacado da área de ...

Veja mais
Sony corta custos, lucra e aposta em TVs 3D para elevar ganhos no ano

A Sony elevou sua previsão de lucro anual ontem, depois de registrar desempenho acima das expectativas em seu pri...

Veja mais