SP: mesmo com queda, cesta básica da cidade é a mais cara de 16 capitais

Leia em 1min 30s

Apesar do recuo de 2,68% no preço da cesta básica de São Paulo em setembro, na comparação com agosto, o valor fechado para o conjunto de produtos comprados na cidade no nono mês do ano foi o mais caro entre 16 capitais.

 

Isso porque os paulistanos pagaram R$ 234,68 para comprar os produtos essenciais em setembro, enquanto os moradores da cidade de Porto Alegre desembolsaram R$ 232,16, com a segunda cesta mais cara. No acumulado do ano, os moradores da cidade de São Paulo já pagam 9,34% a mais pela cesta. Em 12 meses, a alta é de 20,76%.

 

Os dados são da Pesquisa Nacional da Cesta Básica, divulgados nesta quinta-feira (2) pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

 

Comprometimento da renda

 

O custo médio da cesta básica tomou 61,47% do salário mínimo líquido do trabalhador, já deduzida a quantia recolhida à Previdência Social.

 

De acordo com o Dieese, o paulistano remunerado pelo salário mínimo teve de cumprir uma jornada de 124 horas e 25 minutos para adquirir todos os produtos essenciais.

 

Quedas

 

Dentre os 13 itens pesquisados em São Paulo, oito apresentaram redução em setembro, na comparação com o mês anterior, sendo os destaques: batata (-15,79%), tomate (-15,45%) e óleo de soja (-4%).

 

Muito próxima à variação negativa da cesta, está a da farinha de trigo (-2,51%) e a do feijão carioquinha (-2,48%). Pequenas variações negativas ocorreram com a manteiga (-1,69%) e o pão francês (-0,32%).

 

Apenas três produtos não variaram no período, o leite in natura tipo C, arroz agulhinha tipo 2 e a banana nanica. Já o açúcar refinado e o café em pó apresentaram alta, de 0,86% e 0,13%, respectivamente.

 

Veículo: InfoMoney


Veja também

Semp Toshiba vai da sala para a cozinha

Empresa pretende iniciar no próximo semestre produção de geladeiras, lavadoras e refrigeradores de ...

Veja mais
Pão de Açúcar abre 5 mil vagas

O Grupo Pão de Açúcar abriu 5 mil vagas temporárias para suprir a demanda de fim de ano. &n...

Veja mais
Panetone chega aos supermercados 10% mais caro

Faltam pouco mais de dois meses para o Natal, mas algumas redes de supermercados já iniciaram a venda dos tradici...

Veja mais
Club Social em nova versão

O biscoito salgado Club Social começou a ser vendido na versão recheada, nos sabores Queijo com Cebola e Q...

Veja mais
Damasco redesenha embalagens

A paranaense Café Damasco está redesenhando as embalagens de dois de seus produtos – o Cappuccino tr...

Veja mais
Audiência

A CerejaPRN, que cria programação de mídia para veicular em lojas de varejo, e o grupo Pão d...

Veja mais
Sabonete

A Albany entrou no segmento de sabonete antibacteriano, nicho liderado pela multinacional Colgate-Palmolive, dona da Pro...

Veja mais
Venda de comida com leite chinês é proibida

Anvisa determina banimento por causa de adulteração que deixou 53 mil intoxicados e matou 4 bebês no...

Veja mais
Preço não é diferencial do novo Wal-Mart on-line

Varejista estréia vendas na rede com recursos de web 2.0, mas não tem os valores mais em conta do setor &...

Veja mais