Produtos concentrados de limpeza e higiene, lançados com o apelo ecológico de produzir menos impacto ambiental, estão melhorando os resultados das fabricantes.
Segundo a Folha apurou, amaciantes e detergentes líquidos concentrados já aumentam a margem de lucro dos fabricantes em até 10%. Os ganhos decorrem dos sucessivos cortes de custo na cadeia produtiva.
Como são concentrados, os produtos demandam menos água e podem ser envasados em embalagens menores, que ocupam menos espaço no transporte. Com isso, a escala das entregas aumenta, e o custo do frete cai.
Os fabricantes confirmam as mudanças na cadeia produtiva, mas negam o aumento no lucro.
Segundo a Unilever, que lançou nacionalmente a versão concentrada dos amaciantes Comfort e Fofo no primeiro semestre, com a redução das embalagens de dois litros para 500 mililitros, os ganhos foram repassados ao consumidor.
"Esses produtos custam 20% a menos nas prateleiras", diz Priya Patel, diretora de marketing da Unilever.
Em alguns produtos, porém, não houve redução, como no Omo líquido concentrado, que custa 20% a mais do que a versão em pó.
Segundo a Unilever, as economias se transformaram em investimentos na tecnologia de criação.
PREÇO ATRATIVO
Preços menores ampliaram o acesso aos produtos verdes. "Os consumidores da classe C, muitos sensíveis a preço, passam a considerar produtos sustentáveis", diz Marcos Scaldelai, diretor de pesquisa da Bombril.
A empresa lançou em julho linha de concentrados com previsão de responder por 5% da receita em 2011.
Apesar do otimismo, é preciso cautela. "Ainda falta um trabalho de reeducação do consumidor no ponto de venda", diz Renato Meirelles, da consultoria Data Popular.
Para orientar o consumidor, a Unilever investirá R$ 19 milhões na divulgação de amaciantes concentrados em 2010 e R$ 15 milhões no Omo líquido. A verba da Bombril será de R$ 7 milhões.
Veículo: Folha de S.Paulo