Panetone chega 10% mais caro este ano

Leia em 2min

Faltam pouco mais de dois meses para o Natal, mas algumas redes de supermercados já iniciaram a venda dos tradicionais panetones. E a má notícia para o consumidor é que o produto chegou às gôndolas com um reajuste médio de 10% em relação aos preços de 2007.

 

Segundo Martinho de Paiva Moreira, vice-presidente de Comunicação da Associação Paulista de Supermercados (Apas), o aumento é conseqüência do reajuste no preço da farinha trigo para a indústria.

 

Moreira afirma que os fabricantes arcaram com um aumento de cerca de 20% entre agosto do ano passado e o mesmo período deste ano, quando foram fechados os contratos de fornecimento de panetones com o comércio. Parte do reajuste pago pelos supermercados foi repassado aos consumidores, o que representou mais 10% no valor final.

 

Apesar do aumento de preços, a Apas acredita num crescimento entre 5% e 6% nas vendas do produto em relação a 2007. De acordo com Moreira, a cifra já contempla possíveis efeitos da crise internacional sobre o setor. Para o representante dos supermercados, os preços não devem sofrer aumentos significativos até o Natal. “Se houver serão pequenos”, afirmou sem detalhar porcentuais.

 

A Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) e a Pandurata Alimentos, fabricante das marcas Bauducco, Tommy e Visconti não quiseram comentar o reajuste.

 

O JT visitou algumas lojas dos supermercados que já oferecem o produto e constatou o aumento. No Carrefour, o panetone da marca Bauducco de 750g é vendido por R$ 16,90, aumento superior a 9% em relação ao preço praticado em outubro do ano passado.

 

Compra antecipada

 

Jader Ferreira, 33 anos, gerente de restaurante, aproveitou o início das vendas para já comprar algumas unidades. “Sou fã de panetone e estou comprando para comer por estes dias”, afirmou.

 

Ele afirma que ainda não percebeu grandes diferenças de preço em relação ao ano passado “porque não são todas as redes que estão vendendo”.

 

De acordo com ele, a decisão de levar panetone para casa já em outubro por influência do filho Marco, 9 anos, que, assim como ele, não dispensa o produto.

 


Veículo: Jornal da Tarde


Veja também

Supra Supermercados expande-se

Os investimentos no setor sucroalcooleiro no Triângulo Mineiro e proximidades serviram como mola propulsora do pod...

Veja mais
Semp Toshiba vai da sala para a cozinha

Empresa pretende iniciar no próximo semestre produção de geladeiras, lavadoras e refrigeradores de ...

Veja mais
SP: mesmo com queda, cesta básica da cidade é a mais cara de 16 capitais

Apesar do recuo de 2,68% no preço da cesta básica de São Paulo em setembro, na comparaç&atil...

Veja mais
Pão de Açúcar abre 5 mil vagas

O Grupo Pão de Açúcar abriu 5 mil vagas temporárias para suprir a demanda de fim de ano. &n...

Veja mais
Panetone chega aos supermercados 10% mais caro

Faltam pouco mais de dois meses para o Natal, mas algumas redes de supermercados já iniciaram a venda dos tradici...

Veja mais
Club Social em nova versão

O biscoito salgado Club Social começou a ser vendido na versão recheada, nos sabores Queijo com Cebola e Q...

Veja mais
Damasco redesenha embalagens

A paranaense Café Damasco está redesenhando as embalagens de dois de seus produtos – o Cappuccino tr...

Veja mais
Audiência

A CerejaPRN, que cria programação de mídia para veicular em lojas de varejo, e o grupo Pão d...

Veja mais
Sabonete

A Albany entrou no segmento de sabonete antibacteriano, nicho liderado pela multinacional Colgate-Palmolive, dona da Pro...

Veja mais